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Surra de Lúpulo Ep.106 – Prêmio Lúpulo de Ouro 2022

ONDE OUVIR:
ludmyla almeida e leandro bulkool apresentam o premio lupulo de ouro

No episódio de hoje, do seu podcast favorito sobre cervejas artesanais, celebramos os 2 anos de Surra de Lúpulo anunciando os vencedores do prêmio do Lúpulo de Ouro 2022. Foram 1520 votantes que cobriram o Brasil inteiro! Ouça na íntegra:

 

 

🍺 Por que criamos o Lúpulo de Ouro?

 

A primeira edição do prêmio Lúpulo de Ouro foi um enorme aprendizado para nós. Agora, com a segunda edição, entendemos que o objetivo principal do prêmio é dar visibilidade para o mercado, para cervejarias que estão determinando tendência, para cervejarias que trabalham de forma mais inclusiva e para quem produz conteúdo. Queremos que as escolas cervejeiras sejam conhecidas e vistas e queremos que brewpubs tenham visibilidade. 

 

🍺 Como funciona a seleção do Lúpulo de Ouro?

 

Montamos um corpo de jurados com juízes do meio cervejeiro de todo o Brasil, para ajudar com o volume de indicações de candidatos e nos dar a certeza de que não deixaríamos nenhuma marca regional de fora. Do nordeste, tivemos Priscila Pessoa, gastrônoma, sommelier, juíza de concurso cervejeiro e presidente da Cerva Bahia. Do Sudeste, Charles Agrícola, sommelier da Academia da Cerveja. Do centro-oeste, Paulão Silva, da Brassaria Brasília. Do Sul, pedimos ajuda ao nosso querido Henrique Boaventura, juiz da BJCP. 

 

Depois da seleção de indicados realizada por todos os juízes, nossos apoiadores fizeram uma pré-seleção e enfim surgiu a lista final que passamos para o voto popular. 

 

🍺 Aprendizados com a premiação:

 

 

Fica cada vez mais claro que estamos vivendo a construção da escola brasileira cervejeira. Durante o processo de desenvolvimento do Prêmio Lúpulo de Ouro, é possível identificar o quanto a diversidade vai contribuir com o sucesso dessa escola. Afinal, a cultura molda a produção e o que é produzido nas fábricas é reflexo do que se ouve nas ruas. 

 

Lud (25’05”): O mercado cervejeiro a favor da diversidade tomou muita pedrada em 2020. Foi um ano de questionar “poxa, estamos fazendo o suficiente?”. Ainda temos muito a fazer. Então iniciativas como a do Torneira Bar, da Pretas Cervejeiras são extremamente importantes. Tão importantes quanto nós dois falarmos sobre isso toda semana. Só vamos crescer quando todo mundo estiver dentro do mercado. Precisamos colocar nossos melhores esforços no processo de inclusão. 

Leandro (28’20”): O que eu acho mais legal, e percebemos isso durante os programas, é que esse trabalho a ser feito não precisa ser produzindo a cerveja. Pode ser no serviço, em treinamento, seleção, na hora de recrutar… É um mercado tão novo [no Brasil] que quase todos os momentos da cadeia de produção tem espaço para se trabalhar. A sensação que eu tenho é que o mercado tá fervendo e borbulhando e o que soltar no caldeirão vai dar sabor. 

Lud (35’30”): Quando a gente fala de diversidade de pessoas, a gente fala de diversidade de paladares, a gente fala de diversidade de uma série de coisas… E aí nesses últimos 2 anos, a gente entrevistou tanto mulher sensacional no mercado cervejeiro, que me dão um orgulho bizarro, e aí digo pra vocês que me perguntam “poxa, não vai ter programa especial de dia da mulher?”… Cara, dia da mulher aqui é todo dia: primeiro porque estou sentada nessa bancada, segundo porque estamos sempre preocupados em buscar esses talentos, novos ou antigos. Todas as mulheres que entrevistamos aqui foram muito qualificadas e certas dos passos que são delas. Essa é a cultura que vai criar a escola brasileira.

 

Ludmyla reforça que é preciso quebrar o mito: é possível produzir lúpulo pelo Brasil inteiro. Segundo Teresa Yoshiko, do Lúpulos Ninkasi, logo menos seremos auto suficientes e o país possivelmente será potência em produção de lúpulo. É um processo lento, mas chegaremos lá!

 

🍺 Vencedores do Lúpulo de Ouro 2022 (45’30”):

 

🏆 Cervejaria mais Hypada:

3º lugar: Empate entre Coza Linda e Everbrew

2º lugar: Spartakus Brewing

1º lugar: 5 Elementos Cervejaria 🥇

 

🏆 Melhor Podcast Cervejeiro:

3º lugar: Brassagem Forte

2º lugar: Cervejaterapia

1º lugar: Surra de Lúpulo 🥇

 

🏆 Cervejarias mais inclusivas do mercado:

3º lugar: Cervejaria Proa

2º lugar: Cervejaria Implicantes 

1º lugar: Dádiva Cervejaria 🥇

 

🏆 Melhor Escola Cervejeira:

3º lugar: Instituto Ceres

2º lugar: Science of Beer

1º lugar: Academia da Cerveja 🥇

 

🏆 Veículo de Mídia Cervejeira

3º lugar: Beer Hunter

2º lugar: Guia da Cerveja

1º lugar: Revista da Cerveja 🥇

 

🏆 Melhor Brewpub BR

3º lugar: Brewstone

2º lugar: Devaneio do Velhaco

1º lugar: Bar da Fábrica (da Cervejaria Proa) 🥇

 

🏆 Melhor convidado do Surra de Lúpulo

3º lugar: Marta Rocha

2º lugar: Garret Oliver

1º lugar: Fernando Nóbrega 🥇

 

🏆 Melhor Cervejaria do Brasil

3º lugar: CozaLinda

2º lugar: Zalaz, cervejaria Rural

1º lugar: HopMundi 🥇

 

🏆 Personalidades Cervejeiras

3º lugar: Estevão Chittó

2º lugar: Priscila Pessoa

1º lugar: Bia Amorim 🥇

 

Parabéns aos indicados e um abraço forte a todos que participaram dessa brincadeira. Lembre-se que isso é apenas uma homenagem do Surra de Lúpulo para reconhecer o trabalho de inúmeros profissionais incríveis desse mercado que amamos tanto.

 

Até a próxima!

 

 

👉Ouça também Surra de Lúpulo: Lúpulo Brasileiro, com Teresa Yoshiko

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🍺 O que bebemos durante o programa? Ludmyla bebe água e Leandro bebe Lagunitas IPA.

👑 SURRA DE LÚPULO é apoiado por MECENAS EMPRESARIAIS, CERVEJA DA CASA, BRO’S BEER CERVEJARIA NARCOSE

 

 

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