O momento mais esperado do ano pelos amantes da cerveja chegou! Está no ar o relatório nacional gratuito Retrato dos Consumidores de Cervejas 2023, produto da pesquisa promovido pelo Surra de Lúpulo este ano com o apoio da Ambev, Academia da Cerveja, Prussia Bier, Sindicerv e Iris Pay.
Realize o download do Resultado clicando aqui!
Pesquisa Retrato dos Consumidores de Cerveja 2023
A pesquisa Retrato dos Consumidores de Cervejas foi realizada em 2023 pelo quarto ano consecutivo e alcançou 8.734 respostas em todos os estados do Brasil. Esse número é um marco histórico extremamente importante para esse projeto, que pretende conhecer mais o comportamento do consumidor de cervejas no nosso país.
Criada em 2020 para sanar a nossa curiosidade de dados no mercado cervejeiro, alcançamos 1.006. No ano de 2021 dobramos de tamanho do primeiro ano, agora com 2.023 respostas. Em 2022 dobramos novamente os números e batemos um total de 4.388 respostas.
Para o ano de 2023 nossa meta projetada eram 6 mil respostas em todo país, mas depois de 45 dias de coleta, alcançamos o expressivo número e sem precedentes citado acima. Esse número só foi possível com uma robusta estratégia de divulgação, anúncios pagos, publicidade com influenciadores (dentro e fora do nicho da cerveja) e, claro, com o apoio dos nossos patrocinadores que acreditaram no projeto.
🍻 Principais novidades de 2023
🔸 Novos consumidores: Mais de 50% de toda a base de respondentes é composta por pessoas que responderam a pesquisa apenas este ano. São pessoas novas, que não participaram de nenhuma das edições anteriores, o que demonstra mais abrangência e traz segurança nos dados apresentados.
🔸 Bebedores de comuns em peso: As respostas de pessoas que afirmam beber apenas cervejas comuns teve um crescimento de 208,6%, aumentando assim a nossa abrangência nesse segmento e a qualidade dos nossos dados.
🔸 IPA virou porta de entrada: Diferente dos anos anteriores, a IPA apareceu como o primeiro estilo de cerveja especial consumida pelas pessoas, tomando o lugar da Weissbier. Pelo jeito, o amargo já não assusta tanto.
🔸 O impacto do preço: O preço se mostrou um ponto de atenção em diversas questões, tanto entre o público de comuns como no de comuns + artesanais. Isso indica um fator conjuntural, que acaba atingindo a todos.
Quer saber mais? Realize o download do resultado e receba um relatório recheadíssimo de muitos dados e insights, para fechar 2023 entendendo um pouco mais o momento que vivemos este ano no mercado de cervejas. Nos despedimos de 2023 com muitos planos para o próximo ano, e contamos com você para continuar divulgando (e respondendo) a Pesquisa.
Agradecemos imensamente todos que fizeram da pesquisa desse ano um verdadeiro sucesso.
Até a próxima!