Quer conhecer a Grécia em 2023? Então fica aqui que eu vou te apresentar uma ilha grega pra você viajar em paz e fugir das multidões: Corfu! Corfu é uma ilha com praias deslumbrantes e uma natureza de tirar o fôlego, que tem o melhor da Grécia no verão. O melhor de tudo é que você não precisa enfrentar as montanhas de turistas que, na alta temporada, ocupam cada centímetro das mais famosas Mykonos e Santorini.
Sobre Corfu, a ilha grega
Localizada no nordeste da Grécia, Corfu ainda é uma ilha grega pouco conhecida pelos turistas de fora e, por isso, não costuma ser tão lotada quanto outras mais ao sul. Ela fica no mar jônico, ali bem pertinho da badalada Albânia, para onde saem passeios de barco diariamente.
Tendo Kerkyra como sua capital, a história da ilha não difere muito da história do resto da Grécia – o que envolve ser dominada por várias das grandes potências europeias ao longo do tempo. De terra dos povos feácios, Corfu foi ocupada pelo Império Romano, pelos franceses, por forças russas e otomanas e passou quase 50 anos como protetorado britânico. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi ocupada por italianos e alemães até finalmente ser devolvida ao povo grego. Mas durante todo esse tempo, muito da cultura local foi preservada e tem muita história pra se conhecer na ilha!
Como hoje sua economia é muito voltada para o turismo, alguns desenvolvedores da ilha criaram um App para te ajudar a escolher seus passeios, e conhecer um pouco mais da história do local, o Corfu Selfguided. Mas atenção: o aplicativo ainda não está disponível em português e só funciona em inglês, francês, alemão, grego, russo ou ucraniano.
Como chegar em Corfu
Por ser uma ilha, existem duas formas de se chegar a Corfu: de avião ou de carro e balsa.
De avião, a maior parte dos voos saem da Itália, Inglaterra, Alemanha ou de diferentes cidades da própria Grécia. Mas saindo de Atenas, se você puder estender sua viagem por mais dois dias, eu recomendo fortemente ir de carro.
Indo de carro, são mais ou menos cinco horas de estrada entre Atenas e Igoumenitsa, onde você embarca para Kerkyra. A estrada é excelente, com limite de 130km/h e paradas com banheiros e restaurantes ao longo de toda sua extensão. Além disso, é uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais da Grécia continental, já que o caminho passa por algumas cidades históricas como Megara, Corinto e Patras. Com tempo, também dá pra aproveitar a volta e conhecer outras ilhas do mar Jônico.
Ir de carro também é vantajoso para poder ter liberdade para fazer os passeios no seu próprio tempo e, pelo que li, pagar um pouco menos na diária do carro. Mas atenção, porque as estradinhas da ilha são bem complicadas e demandam motoristas focados/as para evitar acidentes!
Onde se hospedar em Corfu
A única recomendação aqui é ficar dentro dos limites da Old Town, em Kerkyra. Se possível, procure um hotel com estacionamento, já que é horrível parar na ilha grega. Se não conseguir um lugar com estacionamento, indico tentar achar vagas na Leof Alexandras, onde paramos durante todos os dias que estivemos por lá.
Ficamos no Hotel Cavalieri, que recomendo muito, mas enquanto estava lá ouvi dizer que Old Town também tem bons airbnbs.
O que fazer na ilha grega
Como a ilha é bem grande e tem uma infinidade de praias e passeios históricos, antes de decidir seu roteiro, recomendo muito dar uma olhada no Corfu Selfguided pra ver o que tem mais a ver com você. Mas deixo aqui a recomendação dos lugares que eu visitei e gostei. Todas as praias que estão aqui são super tranquilas e quase sem ondas.
Paleokastritsa
Quando você fala com um jovem corfiot, Paleokastritsa deve ser a primeira praia que ele vai te recomendar para visitar, mas na verdade foi a que menos gostei. Praia de areia no lado oeste da ilha, é uma das melhores para ver o pôr do sol, mas tem todo aquele esquema de beach club europeu que eu não curto: espreguiçadeiras e barracas pagas pelo dia de uso, com uma baladinha ao fundo tocando apenas hits de 2010. Os locais parecem gostar bastante, mas não é muito a minha praia. Se você gosta de música alta pra acompanhar sua cerveja, vai na fé.
Agios Gordios (não confundir com Agios Gorgios)
Um pouco mais ao sul de Paleokastritsa, Agios Gordios tem aquele tradicional mar azul que imaginamos quando pensamos na Grécia. Com um esquema mais democrático: logo na descida ficam os beach clubs, e mais para a direita da praia você pode estender sua canga e abrir sua barraca pra curtir o local com mais silêncio. Recomendo levar aquelas sapatilhas para proteger os pés das pedras. Nos restaurantes à beira-mar você encontra bons drinks e uma cerveja gelada.
Kaizer William’s Observatory
O lugar ideal para ter uma vista panorâmica da ilha e muito indicado para assistir o pôr do sol! Uma boa parada na ida ou na volta de Agios Gordios ou Paleokastritsa. A cidade de Pelekas, que fica logo abaixo do observatório, é um bom lugar para tomar uma cerveja depois de ver o sol se pôr – ou antes!
Canal D’Amour
Praia linda, com uma formação rochosa muito diferente das que temos na maioria das praias brasileiras. É um bom lugar para se explorar nadando, mas o ideal é chegar cedo, porque na alta temporada o lugar fica lotado! Na área, tem alguns beach clubs onde você pode almoçar ou tomar uma cerveja, mas não curtimos muito o que visitamos.
Paralia Mpataria
Uma das minhas praias favoritas dentre as que visitamos! Uma praia de pedras, com o mar mais azul que já vi na vida e cheia de peixinhos 🐟! Tem espreguiçadeiras para alugar, mas ninguém vai te impedir de estender sua canga e ficar por lá. Tem estacionamento perto e é bem tranquila de chegar. Também recomendo levar sapatilhas de mar.
Rovinia
Mais uma praia maravilhosa, quase selvagem. Tem uma trilha pequena antes de chegar, mas vale cada segundo. Descendo a trilha à direita, ficam os barcos e beach club, mas descendo a da esquerda, uma praia linda, sem restaurante, vendedores ou espreguiçadeiras, onde você pode se instalar onde bem entender. Maravilhosa, mas leve suas sapatilhas de mar para não machucar os pés!
Old Town
Para além das praias, a cidade histórica é lindíssima e vale tirar um tempinho para circular sem rumo pelas ruas e admirar sua arquitetura. Se tiver tempo de sobra, não deixe de visitar a fortaleza, que foi muito recomendada! É o melhor lugar para beber sua cervejinha em paz na ilha.
Onde comer em Corfu
Minha parte favorita de qualquer viagem: a comida! Corfu, embora também sirva pratos tradicionais gregos, tem uma culinária própria, com forte influência italiana. Os pratos típicos mais famosos são a pastitsada e o sofrito.
Tive a sorte de ser guiada por um amigo local enquanto estava lá (valeu, Spyros!), que me recomendou alguns de seus restaurantes favoritos por lá e vou deixar aqui pra vocês, mas para ver a review de todos os lugares que visitamos por lá, é só clicar aqui.
No centro histórico da ilha
Abakas
Comida deliciosa e bom atendimento bem no centro histórico. A casa vive cheia, mas é uma excelente opção para driblar as armadilhas para turistas e comer a tradicional comida grega sem pagar muito caro por isso.
Papagiorgis
Gelateria maravilhosa em uma das ruas principais. Também é um bom lugar para provar os tradicionais doces gregos, tudo maravilhoso! Não deixe de provar o sorvete de iogurte grego com cereja, provavelmente o melhor que já provei na vida.
Cafetierra
O melhor lugar para os amantes de café. Se conseguir visitar no verão, aproveite para provar o tradicional café gelado, muito amado pelos locais.
Tesoro Mio
No quarteirão entre o Hotel Cavalieri e o Cafetierra, tem dois restaurantes: o Da Giovanni, que não deu tempo de conhecer, e um segundo que é, na verdade, um bar de vinhos, o Tesoro Mio. Se você é do tipo que topa trocar a cerveja por um bom vinho, vale a pena conhecer esse segundo. São diversos rótulos servidos taça a taça, com um atendimento ótimo. Um ótimo programa para a noite.
Starenio Bakery
Nosso lugar favorito pra tomar café da manhã na ilha grega! Oferecendo os folheados tradicionais do local, eles também servem um café delicioso, em uma pequena portinha em Old Town. Inclui opção vegana!
Pela ilha grega
Doukas ou Elizabeth – Doukades
Duas tavernas super tradicionais no povoado de Doukades. Os dois têm um ambiente super familiar e foram recomendados como o lugar ideal para provar a pastitsada e o sofrito. Ele recomendou mais o Doukas, onde nos apaixonamos pela pastitsada – parece uma macarronada!
Ice Dream
Esse eu não visitei, mas foi recomendado como um excelente sorvete, perto das praias do Canal D’Amour e Bataria.
Agora que você já conheceu alguns dos meus motivos favoritos pra essa ilha grega, me conta: ficou com vontade?
3 respostas