Uma introdução para o novo projeto sobre cervejas selvagens

 

Para além de simplesmente falar como fazer cerveja, há falta de “pensar a cerveja”. Não simplesmente copiar estilos, replicar ideias, e não parar apenas no pensar em novas receitas, novos ingredientes, novas técnicas, falta, muitas vezes, se perguntar “o que é cerveja?”.


 

No Primeiro Encontro do Mundo das Cervejas Selvagens Brasileiras, o intuito foi esse, questionar o que é cerveja. Reunimos cervejeiros/pensadores que destinaram um pouco do seu tempo para em junho de 2022, em São Paulo, refletir sobre o assunto. Em cinco meses de debates, deste canto cervejeiro, os participantes das mesas e participantes da platéia, se perguntaram o que é cerveja selvagem, o que é cerveja com terroir, a interação com a gastronomia, o papel dos insumos orgânicos e até sobre a interseção com o mundo dos vinhos selvagens com esse mundo louco das cervejas também indomadas.

 

Curiosamente, fizemos isso sem o compromisso de chegar a uma resposta. Mais importante do que ter uma resposta momentânea, foi abrir uma discussão. Um exercício reflexivo para pensar cerveja continuamente, afinal, assim como tudo no mundo, nada é imutável, lei, ou absoluto, o constante questionamento leva a sempre progredir, encontrar novos caminhos e chegar a novos resultados. E esperamos que estes áudios que serão disponibilizados na sequência, leve-os a refletir e pensar também.

 

Os áudios das mesas de debate desta primeira edição deste encontro sobre cerveja selvagem, a partir de agora, serão divulgados aqui, dentro do Surra de Lúpulo. Serão sete episódios nesta primeira temporada. Um introdutório, os áudios das cinco mesas de debate e um final para arrebatar e apontar para os novos caminhos de discussão que surgirão no II Encontro do Mundo das Cervejas Selvagens que acontecerá em 2023 em data que em breve será divulgada.

 

Um forte agradecimento a todos os participantes das mesas de debate do primeiro encontro que gentilmente se disponibilizaram para estar lá e aceitaram divulgar estes áudios. É uma forma de transformar o debate mais amplo e significativo por atingir ainda mais gente do que apenas os que estiveram em Sampa naquele não tão longínquo junho de 2022.

Nana Ottoni

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Confira os últimos posts

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se na Hop-Pills

* indicates required