Cerveja Selvagem facilita a harmonização
O título é um fato, cervejas ácidas complexas são os melhores estilos de cervejas para se trabalhar harmonização na gastronomia. O grande problema, entretanto, é que assim como no universo cervejeiro, o uso das cervejas ácidas complexas dentro do mundo dos restaurantes, é um nicho super pequeno. Minúsculo.
Cervejas ácidas complexas, por terem sempre, em sua absoluta maioria, complexidade e acidez, vai oferecer um maior número de ferramentas para o sommelier chegar a uma harmonização com qual tipo de prato. A acidez, quebra o gorduroso, o dulçor, transforma estes sabores. Curiosamente, trabalha muito bem com o defumado, o caramelizado, em suma, possui uma versatilidade muito maior do que qualquer estilo de cerveja.
Apesar de todos os prós técnicos das cervejas ácidas complexas possuem uma dificuldade ainda maior do que todos os outros estilos de cervejas para entrar nos restaurantes. Seja por desconhecimento de quem está dos lados dos restaurantes, como chefs e sommeliers, mas principalmente para aqueles que se sentam nas mesas. Cervejas ácidas complexas são desconhecidas e pouco se trabalha harmonização de cervejas com gastronomia.
Onde devemos melhorar? Onde podemos entrar? Para quem devemos falar? Este próximo episódio vem no intuito de ampliar essa discussão, apontar caminhos e questionamentos, com participações de diferentes atores do mercado. Bom episódio!
Conheça todo o evento do I Encontro do Mundo das Cervejas Selvagens Brasileiras
E se você ainda não ouviu os outros programas anteriores, eu separo aqui para você: