Carne Branca: vamos falar sobre prato principal harmonizado com cerveja?

 

carne brancaEu sou a pessoa que ama “bater um pratão” bem acompanhada de uma boa cerveja e como disse no outro texto, “a melhor harmonização do meu mundo, por exemplo, é um PF de arroz, feijão, carne de panela com batata e cenoura e farofa com uma APA muito bem feita e clássica!”

As possibilidades de harmonização com cerveja são tão ricas que um estilo pode abranger várias preparações gastronômicas. No caso da APA, o perfil de malte equilibrado com o amargor do lúpulo traz pra gente uma gama de combinações de sucesso.

Hoje, trouxe um prato colorido seguindo a dica do texto anterior também, “os sabores caramelizados e ao mesmo tempo salgados da carne vermelha se fundem com os maltes levemente torrados e também caramelizados da cerveja e ambos se complementam, trazendo um carinho para o momento” mas aqui, com frango!

Carne branca, mais leve porém suculenta, nesse preparo uma coxa assada com a pele (o que auxilia nessa suculência da carne e aumenta o potencial de caramelização devido à gordura), batatas assadas junto com o frango (também caramelizam), arroz, cassoulet (feito com feijão branco, frango, calabresa, paio), salada de repolho e quiabo fritinho (há quem torça o nariz pra ele, mas por aqui é só amor).

 

O frango marinou por 6 horas em mostarda, mel, páprica doce/picante/defumada (a louca da páprica SIM!), gengibre em pó e pimentas leves. O intuito é temperar e não deixar picante. Sou defensora do frango não só pelo valor mais acessível, mas também pela versatilidade. Mudando os temperos e a forma de cocção você consegue ter inúmeros pratos diferentes com a mesma carne.

Com a mesma coxa, porém cozida na panela de pressão, surge uma coxa creme que também harmoniza MUITO BEM com a mesma APA. A cerveja com carbonatação média limpa o paladar dessa gordura residual e completa a boca com cremosidade, e um toque de amargor no retrogosto. Essa APA é da cervejaria Story Brew, do Rio de Janeiro, que tem rótulos muito legais e cervejas gostosas demais.

 

Curtiu a dica? Deu fome? hahaha

Te espero para mais uma harmonização em breve!

Saúde, bom apetite e um beijo!

 

Leia também: Cerveja como ingrediente nas suas receitas

Tamires Cirilo
Tamires Cirilo

Publicitária, técnica em nutrição, sommelière de cervejas formada em 2017 e especialista em harmonização formada em 2018, ambos no Senac em Ribeirão Preto. Ministra aulas de harmonização e degustação, Ética e consumo consciente de cervejas. Atua no mercado cervejeiro como, Sommelière, produção de eventos internos e externos em cervejarias independentes, marketing e criação de conteúdo.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Confira os últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se na Hop-Pills

* indicates required