No dia 06 de julho de 2022, Copacabana fez 130 anos e recebeu de presente, de um morador apaixonado pelo bairro e seus botequins, um censo detalhadíssimo sobre esses lugares pitorescos, cheios de charme e história que apenas a nossa Princesinha do Mar detém. Quem quiser acompanhar o fio no Twitter, criado pelo Preá, basta clicar aqui. Mas se você quiser uma seleção mais restrita, vem comigo que vou te dar a dica dos 3 melhores botecos de Copacabana com alma carioca.
Não sei se foi preguiça ou humildade…
Por aqui selecionamos 3 botecos, pelos quais morremos de amores e que moram dentro dos nossos corações. Inclusive, fizemos um vídeo sobre eles (assista clicando aqui).
A nossa seleção buscou incluir um boteco que fosse muito democrático e com horário de atendimento estendido; outro boteco que apesar de ser o filho mais novo, carrega em si a tradição de um gigante do bairro e, por último, mas não menos importante, falamos de um boteco que é uma joia rara de Copacabana.
Ainda nesta incursão, descobrimos ser absolutamente possível percorrer os 3 lugares em apenas uma tarde e, se você for do tipo preparado e preparada, ainda consegue fazer esse percurso caminhando e olhando as modas.
O boteco de Copacabana Galeto Sat’s parece coração de mãe, sempre cabe mais um – cliente, chope ou petisco
O pontapé inicial foi no aclamado e notívago Galeto Sat’s, que fica localizado bem no começo da Rua Barata Ribeiro.
Apesar do bar ser um tanto pequeno e estreito, ele guarda uma boa quantidade de mesas internas e, pasmem, uma churrasqueira poderosa da qual sai galetos, diversos cortes de carnes e, na minha opinião, o carro chefe da casa, os corações de galinha e outros tantos preparos que viram a cabeça do carioca e dos turista que por ali passam.
Nessa visita, ficamos com 2 chopes cremosíssimos e uma porção de coração de galinha assada no ponto correto e certeira para matar a nossa vontade.
O Galeto Sats, além dessa unidade em Copacabana, ainda possui outra maior e mais confortável em Botafogo e, soubemos que estão abrindo a terceira casa na Barra da Tijuca. Como não amar?
O Galeto Sat’s está estrategicamente localizado na Rua Barata Ribeiro, 7 loja D.
Quem disse que botequeiro não é esportista?
Abastecidos após essa primeira incursão, partimos andando na direção do nosso novo destino. O próximo bar escolhido fica a mais ou menos 1,3 km, e a decisão de ir a pé é acertada, uma vez que você tem a oportunidade de caminhar e perceber como Copacabana é um bairro com comércio intenso e vibrante.
Chegamos ao Parada de Copa bem na hora da sede para os próximos chopes e petiscos. Mas antes disso, vamos falar um cadinho da história desse bar incrível.
A pandemia derrubou um dos botecos mais tradicionais de Copacabana – Cervantes – o bar já reabriu pelas mãos de outro empresário, mas isso é história para outro post.
Então, quando o original Cervantes fechou as portas, seus cozinheiros e garçons se uniram e trouxeram a alma desse boteco antigo ao novinho Parada de Copa.
A aposta aqui é chope bem tirado, comida boa e manter viva a tradição dos sanduíches de pernil e filet mignon tão famosos do irmão mais velho.
O que podemos comprovar é que eles se mantiveram fieis à decisão de honrar a tradição e seguem fazendo um excelente serviço na cozinha, no atendimento e no ambiente do bar.
Por aqui demoramos um cadinho mais, foram 4 chopes e um super sanduíche de pernil com abacaxi e queijo que custa R$ 35,00 e, de tão grande, também é possível compartilhar. O cardápio tem muitas opções e outras iguarias e certamente ao menos um vai te agradar.
Visitamos o Parada de Copa com a amiga e convidada do Boteco do Surra – Carolina Morand, ouça aqui.
O Parada de Copa fica na Rua Barata Ribeiro, 450.
Os últimos serão os primeiros
A caminhada até o terceiro e último bar foi muito tranquila, não mais que 500 metros separam um do outro. E, afinal, já havíamos feito esforço maior no outro deslocamento, nesse trecho queríamos apenas chegar logo até a nossa recompensa final, que é o Adega Pérola.
Esse bar com mais de 65 anos de história, se mantém fiel às suas raízes: balcão repleto de acepipes frios, ótimo cardápio de comidas, vinhos, cervejas (chope e garrafas) e até uma cervejinha artesanal para os mais seletivos.
Ficamos nos chopes gelados servidos na tulipa com precisão e comemos também o polvo ao vinagrete, o qual certamente é um dos mais pedidos da casa.
Não importa qual você escolha, certamente você estará muitíssimo bem servido e servida nos botecos de Copacabana.
O Adega Pérola espera sua visita na Rua Siqueira Campos, 138.
Acha que deixei de fora algum boteco? Deixe nos comentários e vamos conversar.