No episódio de hoje do seu podcast favorito, Surra de Lúpulo, vamos conversar sobre o autosserviço cervejeiro com Nilana Souza, consultora comercial da MyTapp e idealizadora da AICO. A MyTapp é a primeira empresa brasileira investindo no setor de tecnologia cervejeira. Eles levam automação e inteligência de dados para os bares, por meio de equipamentos instalados junto à linha da extração do chope. Ouça o episódio na íntegra:
Aproveite para responder a nossa Pesquisa Retrato de Consumidores de Cerveja 2022
Sobre as dores que o autosserviço cervejeiro podem resolver:
Nilana em 05’33’’: A gente fala com muita gente todos os dias e são várias dores, mas com certeza é disparado a parte de controle de gestão. As pessoas querem saber quanto elas estão vendendo, o que foi desperdício, redução de funcionários, redução de custo de funcionários, que aí a gente entra num assunto polêmico, e experiência dos clientes. A gente pensa no lado do cliente porque é com certeza nossa principal motivação, mas esses três são as top procuras pelo autosserviço.
Nilana complementa que o feedback das cervejarias artesanais sobre o autosserviço é que os relatórios gerados ditam a produção da casa, evitando desperdício de materiais e focando na satisfação do cliente, priorizando os estilos que mais possuem aceitação.
Sobre a AICO – Trocas Gastronômicas:
Nilana em 13’32’’: Aico surgiu antes da pandemia entre eu e a Bárbara, que também é sommelier, e depois entrou a Gabi, da Nefasta. Nós 3 somos apaixonadas por gastronomia como um todo, tudo o que está por trás dos bastidores, enfim. E aí a gente já fez experiências harmonizadas, almoços harmonizados, jantares e tal. Só que cada uma está com a sua agenda, enlouquecidas, e aí hoje a gente está muito voltado para produção de conteúdo. Hoje a gente tem um podcast que está bem no início, gravamos 6 episódios até agora, que é o dedinho de prosa em que conversamos com pessoas envolvidas com gastronomia de alguma forma. E aí estamos gravando também uma websérie.
E as fake news do autosserviço cervejeiro?
Nilana em 17’45’’: Claro que o autosserviço vai te possibilitar ter uma equipe um pouco mais reduzida. Você vai conseguir utilizar esses funcionários fazendo com que eles realmente exerçam o papel deles. É isso que a gente quer possibilitar. Não é tirar o emprego de ninguém, mas nós vamos diminuir o seu custo. […] O que é exatamente o autosserviço: dar liberdade ao seu cliente e permitir que seus funcionários de fato exerçam seus papéis. No lugar do sommelier de costas pro seu cliente, ele vai estar do lado do seu cliente.
O papel do sommelier no autosserviço:
Nilana em 28’08’’: A gente tem que saber que estamos falando de pessoas leigas e estamos atendendo pessoas leigas, e elas não tem obrigação nenhuma de saber fazer as coisas. Então acontece do cara chegar com o copo reto, não dar nem uma inclinadinha na hora de servir, e aí você fala pra ele e se oferece. É um autosserviço, mas o sommelier está à disposição pra qualquer dúvida, apresentar as cervejas que estão na casa. Tem que destacar que o autosserviço não é o abandono do consumidor.
Autosserviço cervejeiro e quantidade de consumo:
Nilana em 35’07’’: Olha, existem dados de faturamento de bares que não tinham autosserviço e passaram a ter. O aumento de faturamento foi de 30%. E claro, como a gente tava falando, com certeza, se eu for num bar e eu tomar 3 pints eu tenho na cabeça quanto eu bebi. E realmente, quando eu to ali e me servindo, você acaba bebendo mais. Acho interessante pensar na questão da conscientização.
Nilana explica ainda que o MyTapp tem opções de cartão pré-pagos e pós-pagos, e que o pré-pago seria o ideal para beber com moderação.
Autosserviço cervejeiro como tendência do mercado:
Nilana em 41’43’’: É uma tendência. É o que estamos falando, olha a quantidade de exemplos que temos de autosserviço, aqui do lado da MyTapp tem a direto do ponto que é tipo uma feira pra você fazer a feira mesmo, e aqui que é um lugar pequeno tem um caixa de autosserviço. Então assim, todos os lugares que você vai, tem a opção do caixa e do autosserviço. […] O que eu penso, acredito que é muito da correria da pessoa hoje em dia, querem que o atendimento seja rápido, pagam e vão embora. É muito em relação às nossas rotinas. É a experiência dessa liberdade que a gente fala, de não ter que falar com ninguém, pegar o que quiser… E não tem fila, né? Reduz custo para quem é dono do estabelecimento e facilita a vida do consumidor.
Para encerrar o bate papo: quais são os piores feedbacks recebidos sobre autosserviço?
Nilana em 47’20’’: O principal é o que as pessoas falam, “não adianta, meu consumidor é acostumado a ser servido na mesa. A pessoa não vai levantar pra servir o chope dela”, e aí eu penso, tá mas como você apresenta o autosserviço? Precisamos voltar para aquela ideia de que o autosserviço não é o abandono do seu cliente.
Obrigada por topar bater esse papo com a gente, Nilana!
Gostou de saber um pouco mais sobre novas tecnologias ligadas ao mercado cervejeiro?
Então ouça nosso episódio Inovação no Lúpulo Brasileiro com Gabriel Fortuna e Felipe Wigman.
Até a próxima!
Responda a Pesquisa Retrato do Consumidor Cervejeiro 2022
Gostou do nosso bate papo? Seja um apoiador do Surra de Lúpulo clicando aqui.
O que bebemos durante o programa? Milena bebe Selena, da Nefasta, Lud bebe Goose Ipa e Leandro bebe London Pride
SURRA DE LÚPULO é apoiado por MECENAS EMPRESARIAIS, CERVEJA DA CASA e CERVEJARIA NARCOSE
Uma resposta