Desde 1º de agosto até hoje, passamos por uma longa jornada para trazer o melhor e mais completo retrato dos consumidores de cervejas no Brasil.
Nossas metas nesta terceira edição da Pesquisa de Retrato dos Consumidores de Cervejas eram ousadas, mas conseguimos bater uma a uma, contando com a colaboração de um monte de pessoas que ajudaram respondendo, compartilhando nos seus grupos para seus amigos, enviando a pesquisa para fora da bolha, e fazendo com que essa ideia pudesse alçar voos maiores.
E assim são as grandes realizações. Elas são feitas sempre com a participação de muitas pessoas. Nesta última edição, tínhamos 3 pilares fundamentais:
- Alcançar todos os estados do país – e batemos esse marco em menos de 72 horas;
- Aumentar a quantidade de respostas nas Regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste – vocês verão no relatório que a representatividade nessas regiões aumentou – e muito;
- Dobrar a quantidade de respondentes do ano anterior. Em 2021, conseguimos 2.023 respostas e em 2022 foram 4.388 respostas.
Ainda sobre a Pesquisa de Retrato dos Consumidores de Cervejas desse ano, nosso intuito era trazer um relatório mais valoroso, não apenas com gráficos e números, mas com insights, análises, comparações e pontos de vista que ajudassem as empresas a entender melhor o perfil dos consumidores para poder ir além.
Nós, Ludmyla Almeida (advogada e sommelière) e Leandro Bulkool (designer, pós-graduado em Marketing Estratégico e Product Owner), apresentamos o podcast Surra de Lúpulo e idealizamos esta pesquisa. E trouxemos uma equipe para o reforço necessário.
Contamos com a ajuda de Lucas Fernandes – mestre em estatística; Guilherme Oliveira – formado em Sistemas de Informação e profissional da área de BI (business intelligence) e Bob Fonseca – jornalista que escreve sobre cerveja desde 2007. Ele também foi organizador da enquete Melhores do Ano na Cerveja de 2009 a 2019.
Essa união nos permitiu produzir um relatório muito completo e essencial para o mercado de cervejas brasileiro. Mas não acredite em nós, acesse e baixe o pdf do relatório 📋. Mande para seus amigos que amam cerveja, para que os que têm negócios cervejeiros, compartilhe à vontade.
Nós daqui agradecemos a confiança de quem colaborou com as respostas e para todos que, de alguma forma, nos ajudaram a entregar esse relatório para o mercado cervejeiro.
Por último, mas não menos importante: esse projeto foi possível nessa plenitude pois contamos com o patrocínio da MyTapp, Bier Held , Fermenta Pessoas e Lamas Brewshop.
3 respostas