No filme Encontros e Desencontros, Bob (Bill Murray) e Charlotte (Scarlett Johanson) se conhecem no bar de um hotel em Tóquio. A primeira interação parte de Bob: “Para um momento relaxante, tenha um momento Suntory”, repetindo o slogan da marca de whisky para a qual ele está na cidade gravando um comercial. Os personagens compartilham uma espécie de melancolia, salpicada de tiradas sarcásticas e constatações sinceras dos próprios infortúnios. A interação é realçada pela atmosfera do bar de hotel, com sua iluminação difusa, o som do piano e as luzes dos arranha-céus de Tóquio piscando ao fundo. É como se o bar fosse mais do que um cenário, mas um terceiro personagem em cena, um coadjuvante que dá contraste e sustentação à atuação dos protagonistas.
Espaços de encontros casuais, viajantes solitários e reuniões de negócio, muitos bares de hotel possuem uma atmosfera única, que se reflete nas suas cartas de bebidas. Alguns, são redutos da alta coquetelaria. Outros, ostentam uma seleção de whiskies exemplar. Alguns até optam por drinks espalhafatosos e atrações de gosto duvidoso, criando um clima artificial de férias para seus hóspedes. Mas em quantos deles a cerveja artesanal é o destaque da carta? Nos filmes de Hollywood, certamente nenhum. Na vida real, ainda muito poucos.
Hospitalidade e Cerveja
Temos observado um movimento consistente de ressignificação da cerveja. Ela tem conquistado, por exemplo, um espaço importante na alta gastronomia, com sua versatilidade para a harmonização ou como ingrediente. Também alcança aqueles que buscam propósito e originalidade no beber, com o uso de ingredientes artesanais e conectados com a cultura ou natureza locais. Por isso, nada mais natural do que pensar também na aproximação entre cerveja e hospitalidade.
Algumas iniciativas de sucesso já existem, voltadas aos entusiastas cervejeiros. Aqueles que viajam para provar cervejas, e se puderem também irão se hospedar em um hotel que dê destaque a esse líquido precioso.
Um dos casos mais famosos é o da cervejaria escocesa Brewdog, que conhecendo a obsessão dos clientes com seu produto e marca, criou hotéis temáticos nos Estados Unidos, Inglaterra e Escócia. As atrações vão desde um beer tour na fábrica adjacente ao hotel, até uma geladeira cheia de cervejas no box, para o cliente apreciar sua IPA enquanto toma banho. Aliás, quem nunca bebeu uma cerveja gelada no banho, não sabe o que está perdendo.
Mas em um mundo onde a própria hospitalidade está se transformando, com outras opções de hospedagem como o AirBnB e os viajantes buscando uma experiência mais autêntica, não podemos olhar somente para o modelo tradicional de hotéis.
Por aqui, a cervejaria Avós já explorou essa tendência, com o quarto estilo “casa de vó”, instalado sobre seu bar e nanocervejaria na Vila Ipojuca (São Paulo – SP). A hospedagem dava direito a uma torneira de cerveja no quarto, conectada diretamente ao bar. No momento, o serviço passa por uma reformulação. Junior Bottura, sócio da cervejaria, conta que o novo formato será ainda mais voltado à experiência. A hospedagem fará parte de uma imersão ao universo da cerveja, que incluirá happy hour harmonizado e uma degustação guiada. Finalizando, é claro, com a já famosa torneira liberada para os hóspedes.
Mas nem toda experiência que envolva cerveja precisa tê-la como principal atrativo. Aliás, se o grande desafio do mercado cervejeiro artesanal é “furar a bolha” dos já iniciados e atingir outros públicos, também é importante que a cerveja esteja presente em locais que tragam hóspedes por outros motivos, para então apresentá-los cerveja artesanal.
A microcervejaria Juquibier (Juquitiba-SP) oferece um Beer Hostel focado na interação entre cerveja, com os chopes produzidos no local, e as atividades na natureza. Localizado em um sítio em meio à Mata Atlântica, o hostel e cervejaria também promove atrações culturais. Um desses eventos será o festival Blues na Mata, que terá sua primeira edição no próximo feriado da independência, dentro do próprio sítio.
Para aqueles que buscam mais conforto e uma experiência diferenciada, o Hotel Fazenda Cheiro Verde (Mercês-MG) oferece pacotes *all inclusive* e diversas opções de lazer, além de também contar com uma produção de cerveja em suas instalações. A cervejaria Mercesana, instalada dentro do hotel, possui 4 rótulos de linha, testados e adequados de acordo com o feedback dos hóspedes.
Em Treze Tílias (SC), cidade com forte influência austríaca, o Treze Tílias Park Hotel oferece cerveja artesanal e uma experiência literalmente imersiva, o Bierbad. Trata-se de um banho em um ofurô com cerveja, que pode ser aproveitado individualmente ou em casal, e que também dispõe de uma torneira de chope para ser apreciada durante o banho.
Quem visita o Rio de Janeiro, encontra no hotel Plaza Spania, em Botafogo, um agradável winebar que também reserva um espaço especial para a cerveja. Aberta também para não hóspedes, a casa possui um excelente atendimento, bons petiscos e uma playlist imperdível, além de oferecer chopp Hocus Pocus em dobro todos os dias até as 20h. Uma excelente opção para quem retorna de um dia de turismo pela cidade, antes de sair para explorar a vida noturna.
E assim, pouco a pouco a cerveja artesanal sai dos brewpubs e eventos cervejeiros, e se consolida em outros espaços, como da gastronomia, artes e turismo. Conforme avança, ela mostra que, mais do que uma bebida, é uma experiência sensorial completa: Seja para quem a bebe sozinho, ou puxando assunto com com um estranho no balcão de um bar de hotel.
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