No episódio 47 do Surra de Lúpulo, nosso podcast de cerveja artesanal, a convidada é Laura Aguiar, head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev na América do Sul e professora na Escola Superior de Cerveja e Malte. Laura – que é engenheira de alimentos (UFRGS), Técnica Cervejeira (SENAI/RJ), Mestre Cervejeira (Universidade da Califórnia Davis) e Sommelière de Cervejas (ESCM), ufa! – começou a carreira cervejeira em 2007, ano em que ingressou na Ambev, e conta um pouco sobre como funciona a educação cervejeira dentro da Ambev.
“Eu fui uma criança que certa vez saiu da Feira do Livro de Porto Alegre com vários livros de culinária e que no ensino médio gostava muito de química. Fazer engenharia de alimentos uniu essas duas paixões e logo depois eu me vi trabalhando na maltaria Navegantes em Porto Alegre, que foi o começo do meu contato com o mundo da cerveja. Quando entrei na Ambev, além de encontrar uma empresa que me proporcionava espaço para crescer e continuar buscando conhecimento, foi ali que eu percebi que a cerveja se tornaria parte da minha vida de uma forma muito ampla, por prazer e pela profissão”, relembra Laura.
Mas se ainda hoje é difícil ver mulheres ocupando cargos estratégicos na cadeia de produção da cerveja, Laura conta que há 14 anos era ainda mais raro. “A Ambev me deu espaço para correr atrás de conhecimento e impulsionou isso. Eles investiram na minha qualificação e sem esse propulsor muitas coisas não teriam sido possíveis, como fazer um curso de mestre-cervejeira da Universidade da California e ser aluna de pessoas como Michael Lewis”, explica.
A vida em uma grande cervejaria
A trajetória de Laura na Ambev é bastante diversa. Ela atuou no chão de fábrica, gerenciando controle de qualidade das matérias primas e do processo de produção e, posteriormente, com análise sensorial e ciência do consumidor para entender quais inovações promovidas pela empresa fariam sentido dentro do contexto do mercado cervejeiro brasileiro. “Depois disso, eu passei a ser head das marcas artesanais do conglomerado e desde o meio de 2020 estou à frente dos projetos de conhecimento e cultura cervejeira.”
E no que consiste esse departamento? “Nossa ideia é atuar na educação e propagação de conhecimento cervejeiro dentro da realidade muito ampla de funcionários dentro da Ambev. Para nós é importante que mesmo departamentos que não lidem diretamente com o processo de produção, como jurídico, financeiro, comunicação, etc, estejam familiarizados com o universo da fabricação de cerveja de forma mais profunda. O conhecimento cervejeiro transmitido para essas pessoas é replicado de diversas formas dentro do nosso modelo de negócio, especialmente porque as pessoas ficam entusiasmadas por trabalharem com esse produto tão rico”.
Para o mercado externo, Laura conta que o carro-chefe dos projetos tutelados por seu departamento é a Academia da Cerveja. Encabeçado pela Ambev, o projeto reúne grandes institutos internacionais, como o alemão VLB Berlin, e algumas das mais importantes escolas cervejeiras do país, como a Escola Superior de Cerveja e Malte, o Instituto Ceres e o Instituto Marketing Cervejeiro.
“A Academia é um espaço que não vem para concorrer com escolas que já existam, muito pelo contrário. Nosso propósito é desenvolver uma escola totalmente colaborativa, de modo análogo ao trabalho que fazemos junto às cervejarias artesanais hoje incorporadas ao grupo, e agregar profissionais de todos os segmentos relacionados ao mundo da produção cervejeira. O nosso papel à frente do mercado é aprender formas de, cada vez mais, fazer o conhecimento cervejeiro chegar ao consumidor médio e transformar a realidade do consumo de cerveja no Brasil. Para isso, pensamos em passar esse conhecimento em diversos níveis, do mais iniciante ao mais avançado, e ao longo desse processo ir descobrindo meios de tornar mais palatável, interessante e divertido o modo de propagar conhecimento técnico sobre cerveja” explica Laura, que acrescenta: “Convidamos a todos que tiverem projetos a alavancar que procurem a Academia da Cerveja. Nossa ideia é potencializar diversas frentes dentro do nosso mercado e fazer as coisas acontecerem”.