No episódio de hoje do Surra de Lúpulo, vamos falar sobre concursos cervejeiros, tretas, como funciona, benefícios e muito mais! Para nos ajudar nesse maremoto de informações, estamos com o grande Patrick Bannwart, mestre cervejeiro, sommelier de cerveja e dono de cervejaria e muito mais.

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Polo Cervejeiro de Ribeirão e South Beer Cup

 

Patrick em 7’00’’: Esse ano a gente tem uma missão muito importante que é através do conjunto do Polo Cervejeiro de Ribeirão, que é realizar dois concursos. Uma é a décima edição da South Beer Cup e também estamos organizando a 1a edição da Copa Paulista de cervejas voltada só para cervejarias e cervejeiros ciganos no estado de São Paulo. O Polo Cervejeiro de Ribeirão foi o primeiro “polo cervejeiro” né, mas hoje já temos vários no estado e no brasil. Mas o Polo Cervejeiro surgiu em 2012 e foi o primeiro, e hoje estamos em 12 cervejarias, fortalecendo a cena cervejeira de Ribeirão. Aproveitando isso, criamos uma associação local, onde todos os players do mercado de cerveja estão dentro dela. E com isso a gente tem tido alguns incentivos do próprio governo para fortalecer a cena. 

 

Critérios de avaliação para os concursos cervejeiros:

 

 

Patrick em 12’01’’: A gente tem dois guias que balizam hoje os concursos que são o BJCP e o BA. O BJCP é bem mais utilizado para concursos que envolvem cervejeiros caseiros, então o padrão do BJCP é bem mais voltado para cervejarias caseiras. Não quer dizer que alguns concursos profissionais não adotam o BJCP, mas atualmente tem uma tendência muito maior de usar o BA, e temos um guia com mais de 120 estilos e dentro desse guia teremos a especificação de todos os estilos. Cada concurso pode criar a sua ficha de avaliação seguindo alguns parâmetros predeterminados, e hoje nós já temos alguns softwares próprios desenvolvidos para fazer esse tipo de análise. No South Beer Cup a gente utiliza o software BAP, que também é utilizado em mais de 40 concursos nacionais e internacionais.

 

Patrick explica também que nem toda cerveja leva ouro, prata e bronze para casa. Tudo vai depender se a cerveja se encaixa nos parâmetros pré determinados pelo guia de estilos.

 

Sobre a falta de remuneração de juízes em concursos cervejeiros:

 

Patrick em 17’40’’: Assim, vou responder essa pergunta com dois pontos de vista. Primeiro, o ponto de vista como jurado. O jurado quando vai participar do concurso normalmente, é o padrão que ele paga a passagem, mas o concurso fornece a hospedagem e alimentação durante os dias que estão lá. Além disso, o jurado vai fornecer seu conhecimento, vai fornecer o seu tempo, além da parte financeira que tem que se encarar como um investimento para a carreira. Ao mesmo tempo, você pega pra fazer a conta de quanto esses concursos arrecadam, a gente vê que poxa, seria possível ter uma ajuda de custo. Essa é uma discussão que eu tenho e converso com outros jurados e amigos da área. E eu entendo que caberia sim. Mas como você falou, é um padrão que veio de fora e foi replicado aqui no Brasil. Eu conheço jurados que pararam de julgar por conta disso. Acho que é um caminho e precisamos sim repensar isso. Do ponto de vista agora, como organizador do concurso, eu entendo também que os custos para se promover um concurso são muito altos. Hospedagem pra um monte de gente sai muito caro, toda essa parte da organização, software, o local não custa barato, uma locação de câmara fria para colocar as amostras. Não é uma coisa barata. 

 

Nosso convidado enfatiza que os valores adquiridos com os concursos são devolvidos para o próprio mercado, visando seu crescimento coletivo.

 

Benefícios para cervejarias que participam de concursos:

 

 

Patrick em 33’27’’: Acho que a cervejaria tem o benefício independente de ganhar ou não uma medalha. O principal intuito é de ter um feedback de pessoas gabaritadas e qualificadas sobre a qualidade do seu produto. Sei que no nosso mercado nem todo mundo aceita crítica tão bem, mas sabendo absorver o retorno de uma ficha em que a cerveja não estava tão legal assim, sabendo absorver isso, você consegue melhorar a qualidade do seu produto. A cervejaria vai ganhar com isso, você vai ganhar com isso e o mercado vai ganhar com isso. Acho que é o primeiro ponto principal, você ter retorno de alguém qualificado. Alguém que vai estar tomando às cegas. […] Agora, você ganhando a medalha, o principal ponto é o marketing. 

 

Patrick explica que se pegarmos um consumidor de cerveja leigo e ele se deparar com uma estante com 10 tipos diferentes de red ale, ele vai escolher a quem tem a medalha.

 

Estratégia para envio de cervejas em concursos cervejeiros:

 

Patrick em 45’44: Bom, a primeira coisa é fazer uma cerveja boa, né. Mas aí outro ponto é saber entender o real estilo da sua cerveja. Porque você pode vender uma stout, mas quando vai tentar enquadrar no guia de estilos, ela tá mais uma porter que uma stout. É tentar entender, deixando o orgulho de lado. Ser bem cético para ser mais assertivo.

 

Em suma: conheça o seu produto e não tenha medo de chamar sommelier pra te ajudar a colocar sua cerveja na categoria correta.

Obrigada pelo papo incrível, Patrick. 🙂

Até a próxima!

 


 

👉 Ouça também Surra de Lúpulo: Surra de Lúpulo Ep.117 – Laboratório cervejeiro com Duan Ceola

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🍺O que bebemos durante o programa? Patrick bebe Wee Heavy com café, Lud bebe Braza Hops, Black Princess, Leandro bebe English Pale Ale, da Masterpiece.

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Surra de Lúpulo

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