Por vezes você não tem vontade de desacelerar? Parar um tempo e saborear algo sem se preocupar com nada? Para te ajudar com isso, vou te indicar cinco histórias em quadrinhos (que não são de super heróis) e cinco cervejas para você beber enquanto curte as histórias.
Fábulas
Para começar vamos a algo mais moderno, Fábulas escrita por Bill Willingham e com desenhos do Mark Buckingham e grande elenco.
Em uma realidade paralela, existem as Terras Natais, onde todas as fábulas que ouvimos nas histórias de ninar existem, todas mesmo, Branca de Neve, Lobo Mau, O Príncipe Encantado e por aí vai. Eles viviam bem até o momento em que aparece o “Adversário” que promove um massacre nas Terras Natais e faz com que os poucos sobreviventes venham se esconder no nosso mundo.
Acompanhe essas páginas enquanto bebe uma Dream Sequence da Hocus Pocus.
V de Vingança
Allan Moore e David Lloyd produziram uma das minhas histórias preferidas, V de Vingança conta a história de uma Inglaterra distópica, onda o país se fechou em uma ditadura que se coloca como se fosse para defender a população, mas na verdade é tudo sobre poder e controle. Tudo começa quando o revolucionário que se identifica como V inicia seus ataques contra esse estado.
Existem várias coisas boas nessa história, a relação de V com a Evey, pessoa que ele resgata; como o estado reage e tenta controlar cada ataque do V, tudo é um belo caminho de dominós, muito bem escrito.
Uma história que se passa na Inglaterra. Você já sabe qual cerveja vou indicar, né? Sim, uma Fullers, mas vamos de London Porter dessa vez.
Fizeram um filme, com a Natalie Portman e o Hugo Weaving, eu gostei, o Allan Moore, não.
Maus
A obra de Art Spiegelman é uma leitura obrigatória. Primeiro quadrinho a ganhar um Pulitzer, nem sei se outra já ganhou. Simples assim.
Maus conta a história das memórias de Vladek, um sobrevivente do holocausto que foi aprisionado em campo de concentração. Toda a narrativa passa através do Art conversando com o Pai dele e puxando as memórias.
Pra completar essa carga dramática, ou aliviar. Ele ilustra a história como se fosse uma fábula, cada povo é um animal, os judeus são ratos, os alemães, gatos, os poloneses porcos, franceses são sapos e assim vai.
Vale cada quadrinho lido. É lindo demais. Do mesmo autor, vale dar uma olhada em um livro chamado “À Sombra das Torres Ausentes”
Beba um alento para compensar essa obra tão triste, vá com a “De Boa na Lagoa” da Prussia Bier.
O Edifício
Will Eisner, o autor d’O Edifício, é uma figura tão importante para essa expressão artística que o “Oscar dos Quadrinhos” recebe o nome dele.
Eisner é um criador que adora escrever sobre o cotidiano e nessa graphic novel ele trata sobre as vidas e histórias que acontecem ao redor de um edifício de esquina em Nova York. O texto é maravilhoso e seus desenhos são tão lindos quanto.
Sente-se em uma praça ou em frente a um prédio, pegue a revista e uma Amber Lager da Brooklyn Beer para curtir cada momento.
Daytripper
Uma obra nacional, escrita por Fábio Moon e Gabriel Bá! Maravilhosa. Conta a história do autor de obituários, Brás de Oliva Domingos. Brás é filho de um célebre escritor e isso o assombra, vive esperando sua vida começar enquanto escreve sobre o fim das vidas dos outros e não percebe exatamente o que está acontecendo ao seu redor!
É primoroso, lindo, bem escrito e inspirador. Para acompanhar as vidas de Brás, abra uma Vienna Lager da Cervejaria PROA.
Só uma curiosidade, Gabriel Bá é o ilustrador da The Umbrella Academy, obra original que é a base para a série da Netflix.
Além de cinco cervejas para cinco quadrinhos, escute:
A gente já falou que literatura e cervejas com o Antônio Prata e a Paula Coelho.