Por dentro da Brooklyn Brewery
Em pleno Brooklyn, Nova York, pulsa uma das cervejarias artesanais mais emblemáticas do mundo: a Brooklyn Brewery. E o que talvez poucos saibam é que, por trás do bar, da loja e de muitas inovações da casa, tem brasileiro liderando com paixão. Leandro Teixeira, gerente-geral do Tasting Room da Brooklyn, é o responsável por nos guiar nesta viagem cervejeira — direto da Tijuca para Williamsburg.
MAS ANTES, NÃO DEIXE DE CONHECER E APOIAR OS NOSSOS MECENAS EMPRESARIAIS:
🍻 Prussia Bier – O bom filho à casa torna! A Prussia voltou a apoiar o Surra com suas criações ousadas e um clube cheio de experiências com leveduras raras. E tem mimo: na sua primeira compra acima de R$99, use o cupom SURRA e ganhe 3 cervejas grátis (duas delas premiadas!). Corre lá no site!
🍺 Cervejaria Stannis – Essa grande parceira oferece desconto para os nossos ouvintes! Use o cupom SDL12 no site deles e ganhe 12% OFF. As melhores cervejas você encontra aqui.
Da Tijuca à Brooklyn Brewery: a trajetória de Leandro Teixeira
A jornada de Leandro na Brooklyn começou em 2018, mas seu envolvimento com a marca veio de antes — como fã declarado da Brooklyn Lager. Seu apelido por lá não mente: “Lager Guy”. Carioca, cervejeiro curioso, e caçador de rótulos artesanais, encontrou na vaga de atendimento bilíngue a porta de entrada para uma das marcas mais icônicas da cena craft internacional.
Quando o bairro muda, a cervejaria se reinventa
Desde 1994 no mesmo endereço, a Brooklyn Brewery precisou se adaptar à gentrificação de Williamsburg. O aumento vertiginoso dos aluguéis fez com que a cervejaria buscasse um novo espaço — e transformasse esse desafio em oportunidade. Assim, a nova sede, prevista para 2026, será um centro de pesquisa, desenvolvimento e experiências gastronômicas.
O novo espaço da Brooklyn terá bar, rooftop, cozinha experimental, sistema piloto de brassagem e espaço para harmonizações com chefs de todo o mundo — incluindo brasileiros. Dessa forma, a proposta é garantir um rodízio constante de estilos, oferecendo experiências únicas a cada visita.
Nessa linha, presente em mais de 30 países, a Brooklyn Brewery adapta seu portfólio às preferências locais. No Brasil, em parceria com a Menex, produz a East IPA e a Brooklyn Lager — sendo o país, aliás, o maior consumidor da East IPA no mundo. Já na Finlândia, quem reina é a Bel Air Sour. A Suécia, por sua vez, foi palco de testes das cervejas sem álcool, antes mesmo de chegarem aos Estados Unidos.
Cervejas com baixo teor alcoólico e cervejas extremamente inovadoras
Leandro apresentou a BET-001, uma Pale Ale experimental com apenas 2,5% de álcool. A ideia é atender um público que busca sabor, sem o peso do álcool — uma tendência crescente no mercado norte-americano e mundial. A linha Special Effects, por exemplo, nasceu na Suécia e hoje é um sucesso nos EUA.
Outro destaque, que vem dando o que falar, é a utilização do fonio! O grão ancestral que se tornou um grande passo na inovação das cervejas e que também vem influenciando outras cervejarias nesse sentido.
Com raízes africanas, o fonio é um grão resiliente, sustentável e cheio de história. Garrett Oliver, brewmaster da Brooklyn, se encantou com o ingrediente e então passou a utilizá-lo em diversas receitas — incluindo uma cerveja com 100% da base feita com fonio, em parceria com a Carlsberg. O sabor? Cítrico, leve e com um toque de pipoca.
Outra novidade é a Mega Purple, cerveja que vem provocando o mercado de vinhos.
O mestre cervejeiro, inspirado em um aditivo usado por vinícolas para escurecer vinhos, criou o rótulo, com ousadia e um toque de ironia. A ideia era brincar com o preconceito contra a cerveja como bebida complexa — e, ao mesmo tempo, cutucar a indústria do vinho. O resultado, então, foi um blend de estilos com visual intenso e sabor refinado.
Além disso, Oliver também desenvolve projetos como as Ghost Bottles: cervejas exclusivas, envelhecidas com técnicas similares às usadas em vinhos naturais. Algumas dessas criações, antes reservadas a eventos, agora chegam ao bar da Brooklyn em latas especiais — para a alegria dos frequentadores!
Cerveja com propósito: a missão social da Brooklyn
O engajamento em causas sociais faz parte da missão da Brooklyn Brewery. Como exemplo, é possível citar a produção da cerveja Stonewall Inn em apoio à comunidade LGBTQIA+, e projetos a partir da Michael Jackson Foundation, que oferece bolsas de estudo para pessoas não brancas no mercado de bebidas. Para Leandro, cerveja deve ir além do copo: deve transformar realidades.
Conclusão: uma cervejaria que continua fermentando o futuro
A Brooklyn Brewery é uma marca que equilibra inovação, respeito à tradição e propósito. Com Leandro Teixeira à frente do Tasting Room e Garrett Oliver na criação de receitas disruptivas, a cervejaria continua sendo um farol para quem acredita que a boa cerveja deve contar histórias, provocar sentidos e gerar impacto.
Se estiver de passagem por Nova York, não deixe de visitar o novo espaço da Brooklyn. E, se puder, valorize também as cervejarias artesanais do Brasil — porque fazer cerveja boa por aqui não é fácil, mas é possível. E vale cada gole! 🍻