Você já pensou na cerveja como ingrediente para os seus pratos? Cerveja é alimento. E como alimento pode e, deve ser usada, como ingrediente no preparo dos nossos pratos. Inclusive, existe um nome o qual batiza essa ação de usar cervejas nas suas receitas, que é zitogastronomia. Legal, né?
Os fundamentos usados na zitogastronomia estão baseados nos mesmos princípios aplicados nas diretrizes da harmonização gastronômica, cuja intenção é maximizar as possibilidades de união da bebida e da comida, fazendo com que a degustação seja ainda mais agradável. Os princípios da harmonização são: semelhança, contraste, equilíbrio de forças e complementação. Se fossemos resumir o que é harmonização, poderíamos dizer que é o ato combinar dois elementos (cerveja e comida) em busca de um terceiro sabor.
Cozinhar usando a cerveja como ingrediente segue esses mesmos princípios, onde as características presentes no sensorial da cerveja ajudarão na elaboração do prato para realçar aromas, sabores e textura.
Falamos com o grande mestre Eduardo Passarelli que é dono do Gole Bar e Escarcéu Bar em SP, além de professor do Instituto da Cerveja Brasil e ele nos ensinou um bocado sobre essa arte de usar cerveja no preparo dos seus pratos em todas as fases. Não perca nada do que rolou neste papo aqui.
Bolo de Chocolate com a cerveja Guinness como ingrediente
Essa receita é do icônico bolo de chocolate usando a cerveja Guinness – Dry Stout da chef de cozinha, apresentadora de televisão e jornalista britânica Nigella Lawson. Esse pedaço de tentação foi reproduzido e adaptado por milhares de pessoas pelo mundo e a gente não queria ficar de fora, né?
Bolo de Chocolate com Guinness da Nigella
Porção: cerca de 12 fatias
INGREDIENTES PARA O BOLO:
* Guinness 250 ml
* 250 gramas de manteiga sem sal
* 75 gramas de cacau em pó
* 400 gramas de açúcar mascavo
* 150 ml de creme azedo
* 2 ovos grandes
* 1 colher de extrato de baunilha
* 275 gramas de farinha de trigo
* 2½ colheres de chá de bicarbonato de sódio
PARA A COBERTURA
* 300 gramas de cream cheese
* 150 gramas de açúcar de confeiteiro
* 2 colheres de chá de maisena
* 125 mililitros de creme de leite (ou chantilly)
MODO DE PREPARO
* Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 180º Celsius, e unte com manteiga e farinha uma forma de aproximadamente 23cm.
* Despeje a Guinness em uma panela grande e larga, adicione a manteiga e aqueça até que ela derreta e ambas se misturem. Neste mesmo recipiente você deve misturar o cacau e o açúcar (reserve).
* Em outra travessa bata o creme azedo com os ovos e a baunilha e, em seguida, despeje na panela onde está a cerveja misturada na manteiga e, finalmente, junte a farinha e o bicarbonato. Misture tudo.
* Despeje a massa do bolo na forma untada e enfarinhada e leve ao forno de 45 minutos a 1 hora.
* Quando o bolo estiver frio, coloque-o em uma travessa plana ou suporte de bolo.
* Para a cobertura bata levemente o cream cheese até ficar homogêneo, peneire o açúcar de confeiteiro, a maisena além de mais uma colher da cerveaja Guinness. Misture bem tudo.
* Deixe a cobertura resfriar um bocado na geladeira para que ao espalhar no bolo, ela se pareça com o topo espumoso da Guinness.
Dica final, usamos a Guinness nessa receita, mas você pode substituí-la por outras cervejas escuras do mesmo estilo, dry stout, ou ainda por cervejas mais potentes e alcóolicas, como as russian imperial stout. Esse bolo é para comer com os 5 sentidos. Aproveite!