Surra de Lúpulo:

IPAcondriaca

Logotipo Surra de Lupulo Branco
Search
Close this search box.

Surra de Lúpulo 132 – Campeonato Mundial de Sommelier

ONDE OUVIR:
WhatsApp-Image-2022-10-26-at-20.35.36

Hoje, no seu podcast favorito de cervejas artesanais, vamos falar sobre o Campeonato Mundial de Sommelier. Para bater esse papo, convidamos Guilherme Rossi, Sommelier de cervejas, vice campeão brasileiro em 2015 e atual campeão brasileiro 2022, e Vitor Meirelles, Sommelier de Cervejas ICB, e Especialista em Cultura Cervejeira da Cerveja Nortada. Ouça na íntegra:

 

 

Conheça nossos convidados:

 

Guilherme em 7’30’’: Minha vida mudou muito por causa da cerveja. Fui me apaixonar por cerveja artesanal porque eu era cervejeiro caseiro, fazia cerveja em casa e aí comecei a descobrir esse universo. Fui nos primeiros festivais brasileiros de cerveja, até ir atrás de um curso, para poder aprimorar as produções. E aí encontrei o curso da ICB, e me formei em 2012, e fui em depois me aprofundando na formação. E aí descobri que tinha um aptidão de análise sensorial e fiquei com ideia fixa de montar um bar. Em 2013, abri o The Beer Market, e estou nessa até agora. 

¨

Vitor em 09’19’’: Como falei, eu sou do Rio, de Nilópolis, e sou técnico em química. Depois fiz faculdade de engenharia de produção e trabalhei com criação de embalagem farmacêutica e cosmética. O que aconteceu foi que em 2013, eu estava num bar em Nova Iguaçu e um garçom veio e falou “to com uma cerveja aqui rolhada e tá em promoção”, e eu achei estranha porque cerveja rolhada pra mim era vinho, e o garçom falou “então, ela custa 100 reais, mas hoje está 60 reais a garrafa”, e aí quando veio era uma Duvel de 470ml, rolhada. Aí ele botou no copinho da Duvel e tudo, eu provei a cerveja e pronto. A partir daí minha vida mudou.    

 

Como funcionam as etapas do Campeonato mundial de Sommelier? 

 

Guilherme Rossi no Campeonato Brasileiro de Sommelier

 

Guilherme em 16’10’’: O primeiro passo é que você não pode beber muito na noite anterior né, porque fica empolgado, todo mundo fora do país, com cerveja barata.. Como foi meu terceiro campeonato eu não caí nessa armadilha dessa vez. As provas são semelhantes às provas aqui do Brasil, que é a prova de identificação de estilos  e Off Flavours e a prova escrita. Só a final, que é um pouco diferente; aqui no Brasil temos uma prova de serviço, com um cardápio como se fosse um restaurante ou um bar pra fazer exercícios de harmonização e coisas desse tipo, enquanto lá no campeonato mundial é apresentação de uma cerveja pra plateia e pro Júri. 

 

Vitor complementa que cada acerto dos estilos são 10 pontos e cada acerto dos Off flavours são 10 pontos. O concurso contava com 10 amostras, sendo 4 quase pretas, 4 âmbares e avermelhadas. Nas provas por escrito, os temas frequentes são gastronomia, história, cultura e produção de cerveja (ou seja, todos os aspectos possíveis do universo cervejeiro) podem entrar nas perguntas. 

 

Quais são os passos para os sommeliers de Portugal chegarem até o campeonato mundial?

 

Vitor em 30’32’’: Excelente pergunta! Na verdade, Portugal já participou do campeonato mundial antes, com a Felipa, uma sommelieré daqui. Mas foi a primeira vez que Portugal foi à final, através da minha pessoa, que sou luso-brasileiro. No campeonato mundial tem duas formas de você como sommelier de cerveja participar; uma é como o Brasil, no campeonato nacional. Aí você fica ranqueado no campeonato nacional e vai pro mundial. No caso de Portugal e outros países, que não tem tanto sommelier de cerveja formado pra ter um campeonato nacional, os organizadores oferecem “wild cards”, que são convites. 

 

Como é a preparação para o campeonato mundial de sommelier?

 

 

Guilherme em 38’36’’: Depois da preparação, o que eu costumava fazer? Fazer uns flights em casa, pra estudar. E dessa vez, pra esse mundial, a gente de São Paulo fez uns estudos juntos. A gente preparou dinâmicas semelhantes com as da prova, e colaram até pessoas que só queriam estudar mesmo. Acho que esse é um ponto que o Brasil poderia melhorar, de sommelier montarem grupos de estudo, de treino… Recentemente falei isso pro Guia da Cerveja sobre essa defasagem que a gente tem. As equipes estão muito mais preparadas para o Mundial. Primeiro porque eles já estão classificados pro campeonato mundial com muita antecedência, então já tem um tempo muito maior para se preparar. E também lá eles tem esses incentivos, associações de sommelier, grupos que patrocinam estudo… Então essa é a minha critica, o Brasil fica muito cada um por si. 

¨

Vitor em 41 ’23”: Acho que o que o Guilherme falou é essencial. É cerveja e Off flavour, não tem jeito, é calibração de nariz e de palato. Não tem outra forma de você se preparar, é degustando incessantemente e constantemente. O que eu fiz pra esse campeonato foi pegar estilos muito parecidos e ficar identificando detalhes que diferenciam um do outro. 

 

Quais são os planos para o futuro dos nosso convidados?

 

Vitor em 58’08’’: Aqui em Portugal, agora eu to na Nortada, cervejeira artesanal aqui. Trabalho no departamento de marketing. Comecei a trabalhar no lockdown e fiquei comercializando online os cursos da escola de cerveja, em Marcha. Fiz isso, fiz provas de degustação online. E agora com a abertura do mercado, faço visitas às fábricas com degustação, faço eventos cervejeiros, e agora faço também parte da curadoria da Nortada. E no futuro, queremos expandir ainda mais a Nortada.

¨

Guilherme em 51 ’21”: Meus planos pro futuro, tô fazendo 9 anos com o The Beer Market aqui. Graças a todo o trabalho de formiguinha de abrir isso no interior. E meu plano é abrir um The Beer Market lá em Portugal, com o Vitor.

 

Obrigada pelo bate papo incrível, Guilherme e Vitor!

Gostaram das dicas que nossos convidados trouxeram para se preparar para o Campeonato Mundial de Somelier?

Até a próxima!

 


 

 

👍 Gostou do nosso bate papo? Seja um apoiador do Surra de Lúpulo clicando aqui.

🍺 O que bebemos durante o programa? Guilherme bebe Apfelstrudel Cachaça, da cervejaria Trilha. Ludmyla bebe Demonho quer Chocolate, da cervejaria Demonho. Leandro bebe Session Ipa, das Desrotuladas.

👑  SURRA DE LÚPULO é apoiado por MECENAS EMPRESARIAIS, CERVEJA DA CASACERVEJARIA NARCOSE e CERVEJARIA UÇÁ

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Confira os últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se na Hop-Pills

* indicates required