Depois de anos no comando do @pracomernorio, se tem uma coisa que eu aprendi a fazer bem foi dar dicas de lugares pra comer. E, como meu post do Rio fora do óbvio fez tanto sucesso, achei que valia unir as duas coisas: dicas gastronômicas, mas longe das montanhas de turistas que assolam a cidade do Rio de Janeiro todo ano!

Zona Sul: pra comer tradicional no Rio

Eu já falei antes e vou repetir: se você se restringir à Zona Sul e aos pontos turísticos da cidade, vai perder aquilo que ela tem de melhor. Mas como eu sei que a maioria dos turistas acaba ficando por aqui mesmo, vamos começar por ela.

pra comer japonês no rio: haru sushi.Haru Sushi

Ok, ok, eu preciso admitir que já faz um tempo que o Haru não é mais uma dica tão fora do óbvio assim. Desde que foi eleito melhor japonês da cidade pela Veja Rio, o nosso pequeno japonês no coração de Copacabana cresceu e agora é quase impossível visitar a casa sem pegar pelo menos um pouquinho de fila. Mas eu juro que vale a pena. A casa tem algumas das peças mais frescas e bem feitas da cidade e o lugar, embora crowdeado pelos cariocas, felizmente ainda não foi descoberto pelas filas de turistas.

Café do Alto

Longe das muvucas da Colombo e do Parque Lage, o café que eu sempre recomendo pra comer no Rio é o Café do Alto. Especializada na culinária de diversos estados do Nordeste, a casa fica em Santa Teresa e é a dica perfeita pra quem procura um brunch antes de bater perna em um dos bairros mais charmosos da Cidade Maravilhosa. A boa é pedir o brunch porreta, que dá direito um tipo de rodízio, com direito a cuscuz, tapioca, banana frita, queijo coalho, cartola e tudo o que a culinária nordestina tem de melhor.

La Veronese

Essa casa tradicionalíssima em Ipanema não tem o destaque que merece nas redes e esse post está aqui para resolver isso. A La Veronese é uma casa de massas, localizada a poucos metros da Praça General Osório. Eles oferecem massas frescas e molhos para você finalizar em casa e pizzas deliciosas. Mas a melhor pedida é passar lá pra comer uma mini pizza de lanche da tarde no pós praia, deliciosa e com um preço ótimo.

Vegan Ti Burger

Sem preconceitos, por favor! Uma das melhores hamburguerias da cidade é 100% vegana e fica em Botafogo. E, caso você ainda não tenha percebido, não, eu não sou vegana. E ainda assim listo esse como um dos meus restaurantes imperdíveis na cidade. A loja é pequenininha, com uma decoração fofa e eles também entregam, mas vale dar uma passada na casa e aproveitar para tomar umas cervejas nos arredores depois de comer! Não deixe de experimentar o Maré, meu queridinho.

Centro: história e comida

O melhor lugar para quem gosta de roles mais culturais, o Centro é o berço da cidade do Rio. Reduto da boemia carioca, lá acontecem alguns dos melhores sambas da cidade e encontram-se os museus mais interessantes. O acesso também é bem fácil para quem sai da Zona Sul ou da Zona Norte.

Braseiro Labuta

Como no Haru, no Braseiro Labuta a fila já se tornou normal, graças à fama que, tanto o Labuta, quanto o irmão mais novo vêm adquirindo entre os locais, mas também aqui vale a pena esperar. Carnes deliciosas, acompanhamentos muito fartos e um atendimento acima da média do Rio fazem o lugar se destacar entre as demais casas do tipo na cidade. O preço também é bem razoável, ponto fora da curva na prática dos restaurantes cariocas.

Bistrô LDV

Pessoas que gostam de ler, chegou o momento de vocês! Localizado dentro da Livraria Leonardo da Vinci – uma das minhas preferidas na cidade – o Bistrô LDV é o lugar perfeito pra tomar aquele café de fim de tarde que tanto amamos, enquanto folheia um livro. A casa fica pertinho da estação do metrô da Carioca e, além do café, também oferece opções de pratos mais estruturados. Não dá pra perder o bolo de chocolate com calda de brigadeiro, meu favorito na cidade.

Zona Oeste: pra comer diferente no Rio

Se eu tiver que falar a verdade, vou ser obrigada a avisar que eu não costumo frequentar muito a Zona Oeste. Zona menos acessível da cidade em termos de transporte público, a Zona Oeste sofre com engarrafamentos infindáveis e, pra quem está em outra parte da cidade, acaba dificilmente sendo a primeira opção. Por isso, reuni aqui três dos meus restaurantes favoritos, pelos quais eu enfrentaria qualquer trânsito.

Fabro

Eu já falei da Fabro por aqui, mas ela é um desses lugares cuja recomendação eu não poderia deixar de reiterar. Meio bar, meio padaria, com um outro tanto de mercearia, a Fabro faz bem absolutamente tudo aquilo a que se propõe, dos drinks aos pães. E que pães! Vale muito a pena provar os sanduíches, os pratos com torrada e os drinks deliciosos – e, por que não, levar um pãozinho pra casa. Vale a pena conhecer.

pra comer frutos do mar no rio: tragga del mar

Tragga del Mar

Uma das casas de carne mais renomadas da cidade abriu, na Barra, um restaurante inteiramente focado em frutos do mar e é uma das melhores casas da cidade. A casa fica no Vogue Square, mas não tem, de forma alguma, aquela cara de restaurante de shopping. A decoração tem uma vibe mediterrânea, que combina com as opções do cardápio e completa a experiência deliciosa. Uma pedida realmente imperdível.

Dos Perros

Os melhores tacos que eu já provei são feitos em uma lojinha pequena em pleno Jardim Oceânico e misturam sabores brasileiros com toques de alta gastronomia. Os preços são super razoáveis e os sabores, você definitivamente não vai mais esquecer! Eles também têm uma unidade no BE+CO, em Botafogo, mas a loja da Barra é minha favorita!

Zona Norte: pra comer e beber no Rio

Lar de alguns dos melhores botecos da cidade, a Zona Norte, para além dos arredores do Maracanã, também não costuma ser tão visitada pelos turistas, que não têm nem ideia do que estão perdendo. O melhor da Zona Norte carioca é descoberto no dia a dia, mas, além dos que já foram enaltecidos aqui e aqui, dois lugares pra comer na Zona Norte do Rio se destacaram nas minhas andanças pela cidade.

pra comer comida de boteco no rio: bode cheirosoBode Cheiroso

O Bar do Bode Cheiroso é o lar do melhor torresmo da cidade. Sem clubismo, sem exageros – e olha que eu, mineira que sou, tenho um patamar bem alto para avaliar torresmo. Mas além do porco impecável, a casa também serve uma cerveja estupidamente gelada e pf’s sensacionais, com o melhor da comida de boteco carioca. O bar é pequeno e boa parte das mesas ficam nas ruas, bem aquela energia caótica de Rio de Janeiro que a gente ama.

Berries

Um dos melhores brunches da cidade fica na Tijuca, em uma casa que também serve um almoço executivo de primeiríssima linha, com preços incríveis. A casa é pequenininha, sem muito luxo, e não tem muitas mesas, então, nos fins de semana é bom chegar cedo para garantir seu lugar, mas a comida é imperdível e vale a fila. Só não espere muito frufru, porque a vibe lá é bem carioca. Imperdível de verdade.

pra comer no rio - especial: junta localBônus: Junta Local

Quase todo fim de semana rola no Rio uma feira da Junta Local, que reúne diversos pequenos produtores que fazem um pouco do que a a cidade tem de melhor em termos de gastronomia. As feiras são itinerantes e acontecem em praças e parques ao redor da cidade. O programa ideal pra comer em uma tarde de domingo em família aproveitando o clima – quase sempre ensolarado – da Cidade Maravilhosa.

E aí? Te ajudei a montar seu roteiro gastronômico do Rio?

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Confira os últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se na Hop-Pills

* indicates required