Oi gente! Tudo bem? Eu sou a Tamires, sou sommelière de cervejas e especialista em harmonização e gosto de falar sobre harmonização acessível.


O que é harmonização de comida com cerveja?


Foto de uma mesa com garafas de cerveja e uma grande tábua de frios e petiscosÉ a arte de combinar diferentes estilos de cerveja com alimentos, de modo que os sabores se complementem ou se realcem.
A ideia legal disso tudo é encontrar um equilíbrio entre os sabores da cerveja e da comida, de forma que cada um deles se torne mais interessante e agradável quando consumido em conjunto. Também, entender que quando bem diferentes podem trazer experiências sensoriais únicas.



Assim como a harmonização de vinhos e comida, a harmonização de cerveja e comida depende de fatores como o estilo de cerveja que você está usando, as características da comida (modo de cocção, temperos usados) e claro, as preferências pessoais de quem está consumindo.



Harmonização parece algo complexo, requintado, mas muito pelo contrário. Nem sempre devemos usar a premissa de que um prato pra ser harmonizado deve ser muito elaborado, com ingredientes caros ou difíceis de encontrar e sim, partir do princípio da satisfação pessoal em comer e beber bem. Pra mim, a melhor harmonização é aquela que traz prazer em se unir o que se tem disponível, tanto comida quanto cerveja e isso fazer sentido na boca, no estômago e na alma (rs).



A melhor harmonização do meu mundo, por exemplo, é um PF de arroz, feijão, carne de panela com batata e cenoura e farofa com uma APA muito bem feita e clássica! Os sabores caramelizados e ao mesmo tempo salgados da carne vermelha se fundem com os maltes levemente torrados e também caramelizados da cerveja e ambos se complementam, trazendo um carinho para o momento.



Para fazer uma experiência completa siga os passos: prove a cerveja primeiro. Coloque uma porção de comida na boca, mastigue, beba

Foto de uma mão fazendo churrasco e virando a carne

 um gole de cerveja e deixe que tudo se misture na boca. Após engolir, analise. Quais sabores se sobressaíram? O que mais “sobrou” na boca? A untuosidade do prato persistiu? A cerveja cumpriu o papel de limpar o paladar com sua carbonatação? São várias sensações a se sentir.



Quantas vezes deixamos de aproveitar momentos por medo de errar, não é mesmo?  Então a dica para harmonizar cerveja e comida é testar. Cada paladar se difere e nem sempre o que cai bem como uma luva para uns terá o mesmo efeito para outros. Um plus pra essa dica? Se possível, tenha mais que uma cerveja para provar junto com o prato que você deseja harmonizar.



Eu volto em breve com mais dicas e receitas que com certeza você vai conseguir fazer em casa usando ingredientes do nosso cotidiano e tendo prazer demais nisso. Saúde, bom apetite e um beijo!

 

Leia também: Surra de Lúpulo #160 – Zitogastronomia com Edu Passarelli

Tamires Cirilo
Tamires Cirilo

Publicitária, técnica em nutrição, sommelière de cervejas formada em 2017 e especialista em harmonização formada em 2018, ambos no Senac em Ribeirão Preto. Ministra aulas de harmonização e degustação, Ética e consumo consciente de cervejas. Atua no mercado cervejeiro como, Sommelière, produção de eventos internos e externos em cervejarias independentes, marketing e criação de conteúdo.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Confira os últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se na Hop-Pills

* indicates required