No episódio 19 do nosso podcast sobre cervejas artesanais, Surra de Lúpulo, conheça mais sobre eventos cervejeiros com Priscila Colares. Responsável por confrarias, encontros onde se descobre mais sobre o universo, a sommelier lembra como desenvolveu o projeto.
Mercado cervejeiro
Priscila conta como se apaixonou pelo mundo das cervejas artesanais, recordando sua viagem aos Estados Unidos e o relacionamento do final de sua adolescência, que a acostumou com a bebida.
“Quando eu tinha uns 18 anos, não tomava cerveja, preferia drinks. Comecei a namorar um menino que era fã de uma marca, daí a gente tomava muito e em BH tem muita essa coisa de boteco. E quando a gente terminou, eu falei que tinha que tomar todas menos essa. Foi assim que eu comecei a provar um monte de cerveja”.
A sommelier lembra que foi em 2007 quando conheceu o universo e nos Estados Unidos foi descobrindo novos sabores, devido à variedade e ao preço mais acessível. Formada em Comércio Exterior, Priscila não se via mais trabalhando na profissão e, em 2012, ao voltar do EUA, buscou fazer cursos e estudar mais sobre o processo de produção das cervejas.
Eventos cervejeiros – confrarias
Após o curso de sommelier, Priscila afirma que entender e analisar sabores não é uma questão de dom, mas sim de estilo. Intrigada, a mestre em estilos desenvolveu seu projeto de confrarias sobre cervejas artesanais, encontros onde se debate um tema do mercado, trazendo conhecimento e profundidade. De acordo com a pesquisa de Lud, 18 confrarias já foram realizadas.
“Depois que acabou o curso, eu falei: ‘vamos organizar uma confraria’. Por que é difícil você tomar cerveja sozinha, estudar e comparar, e é interessante comparar sua avaliação com a das outras pessoas”.
Priscila garante que os eventos não são iguais, pois fica entediada. No entanto, afirma que o estudo a faz descobrir inúmeras curiosidades sobre cervejas artesanais. Atualmente, as confrarias ocorrem online por causa da pandemia e atraem mais de 100 pessoas.
Legends Of Beer
Um dos encontros foi focado no autor Michael Jackson, mais conhecido como ‘beer hunter’. Ao lado de Bia Amorim (ouça o episódio), Priscila organizou o evento e Lud foi uma das participantes.
“Um sommelier é um contador de histórias. Gosto de ouvir e de contar histórias”.
Sobre o especialista, Priscila afirma que o autor foi um pioneiro no assunto e é idolatrado nos Estados Unidos e na Bélgica e tinha vontade de recontar a história dele.
ABRACERVA
Coordenadora do Núcleo de Sommelier da ABRACERVA, Priscila diz que entrou na associação devido a sua ousadia perguntando ao responsável se ele precisava de funcionária.
A especialista conta que seu papel é buscar a profissionalização, a regulamentação da profissão do sommelier, acabando com a ideia de as pessoas acharem que a função é apenas um hobby.
Crescimento do mercado de cerveja artesanal
Para Priscila, o mercado cervejeiro apenas vai crescer através do consumo do público e do apoio ao “Beba Local”, valorização de cervejas artesanais da região em que se mora.
“Se a gente não consumir, não cresce. E valorizar a cerveja local, que é mais fresca e acessível”,
“Cerveja é muito plural”.