eventos cervejeiros com Priscila ColaresNo episódio 19 do nosso podcast sobre cervejas artesanais, Surra de Lúpulo, conheça mais sobre eventos cervejeiros com Priscila Colares. Responsável por confrarias, encontros onde se descobre mais sobre o universo, a sommelier lembra como desenvolveu o projeto.

Mercado cervejeiro

Priscila conta como se apaixonou pelo mundo das cervejas artesanais, recordando sua viagem aos Estados Unidos e o relacionamento do final de sua adolescência, que a acostumou com a bebida.

“Quando eu tinha uns 18 anos, não tomava cerveja, preferia drinks. Comecei a namorar um menino que era fã de uma marca, daí a gente tomava muito e em BH tem muita essa coisa de boteco. E quando a gente terminou, eu falei que tinha que tomar todas menos essa. Foi assim que eu comecei a provar um monte de cerveja”.

A sommelier lembra que foi em 2007 quando conheceu o universo e nos Estados Unidos foi descobrindo novos sabores, devido à variedade e ao preço mais acessível. Formada em Comércio Exterior, Priscila não se via mais trabalhando na profissão e, em 2012, ao voltar do EUA, buscou fazer cursos e estudar mais sobre o processo de produção das cervejas.

Eventos cervejeiros – confrarias

Após o curso de sommelier, Priscila afirma que entender e analisar sabores não é uma questão de dom, mas sim de estilo. Intrigada, a mestre em estilos desenvolveu seu projeto de confrarias sobre cervejas artesanais, encontros onde se debate um tema do mercado, trazendo conhecimento e profundidade. De acordo com a pesquisa de Lud, 18 confrarias já foram realizadas.

“Depois que acabou o curso, eu falei: ‘vamos organizar uma confraria’. Por que é difícil você tomar cerveja sozinha, estudar e comparar, e é interessante comparar sua avaliação com a das outras pessoas”.

Priscila garante que os eventos não são iguais, pois fica entediada. No entanto, afirma que o estudo a faz descobrir inúmeras curiosidades sobre cervejas artesanais. Atualmente, as confrarias ocorrem online por causa da pandemia e atraem mais de 100 pessoas.

Legends Of Beer

Um dos encontros foi focado no autor Michael Jackson, mais conhecido como ‘beer hunter’. Ao lado de Bia Amorim (ouça o episódio), Priscila organizou o evento e Lud foi uma das participantes.

“Um sommelier é um contador de histórias. Gosto de ouvir e de contar histórias”.

Sobre o especialista, Priscila afirma que o autor foi um pioneiro no assunto e é idolatrado nos Estados Unidos e na Bélgica e tinha vontade de recontar a história dele.

ABRACERVA

Coordenadora do Núcleo de Sommelier da ABRACERVA, Priscila diz que entrou na associação devido a sua ousadia perguntando ao responsável se ele precisava de funcionária.

A especialista conta que seu papel é buscar a profissionalização, a regulamentação da profissão do sommelier, acabando com a ideia de as pessoas acharem que a função é apenas um hobby.

Crescimento do mercado de cerveja artesanal

Para Priscila, o mercado cervejeiro apenas vai crescer através do consumo do público e do apoio ao “Beba Local”, valorização de cervejas artesanais da região em que se mora.

“Se a gente não consumir, não cresce. E valorizar a cerveja local, que é mais fresca e acessível”,

“Cerveja é muito plural”.

Surra de Lúpulo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Confira os últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se na Hop-Pills

* indicates required