No episódio 83 do nosso podcast sobre cervejas artesanais, Surra de Lúpulo, é hora dos Duetos Cervejeiros com Flávio Jordok e Fernando Nóbrega. Vamos fazer uma viagem pelo mercado cervejeiro de Uberlândia e Natal, através das cervejarias Captain Brew e Raffe.
Duetos cervejeiros
Em 2011, Flávio e mais dois sócios começaram a fazer cerveja caseira e, a partir do sucesso com a galera, abriram a cervejaria, mas produzindo como cigano.
No entanto, a marca Captain Brew levou um tempo pra pegar, com as cervejas ficando conhecidas pelo nome de cada uma delas. Flávio e os sócios então começaram a montar a planta e abriram uma fábrica em 2019, com foco em sazonalidade, mudando o rótulo toda hora.
Chegando a Natal, Fernando também começou a fazer cerveja em 2011 junto a três amigos. Em um mercado iniciante, a demanda da Raffe aumentou e, em 2016, montaram a empresa. Inicialmente, o cervejeiro conta que era apenas um hobby remunerado, mas o crescimento veio, com a meta de 3 anos sendo atingida em menos de 1 ano, exigindo uma dedicação maior de Fernando.
Mercado cervejeiro de Natal e Uberlândia
De acordo com Fernando, o mercado cervejeiro em Natal ainda está começando e a Raffe foi uma das primeiras cervejarias da cidade, encontrando desafios para se estabelecer, já que a história da cerveja artesanal local tem apenas entre 4 e 5 anos.
“Ainda está engatinhando, mas estamos começando a crescer e ganhar ritmo. O desafio é fazer com que o consumidor enxergue o mundo da cerveja artesanal. É um trabalho de formiguinha pra fazer ele entender porque aquela cerveja é mais cara.”
Já em Uberlândia, o mercado local tem uma história maior, antes de 2010, quando um curso de cervejaria caseira fez a cultura de produção se expandir. Flávio conta que a cerveja artesanal tem uma aceitação muito grande, permitindo o crescimento das cervejarias.
Ouça o episódio com Humberto Frölich e Guto Pinho falando sobre os desafios do mercado.
Criatividade e cerveja
Na Raffe, o objetivo é ter sempre uma ligação com as raízes da cidade, criando uma identificação maior com os moradores de Natal.
“Uma coisa que a gente pensou já no nosso plano de negócios é como fazer consumidor que não está acostumado a pagar um pouco mais caro pra consumir. A primeira coisa foi pensar em storytelling e agregar valor.”
Fernando completa dizendo que a estratégia comercial vai de acordo com a aceitação dos estilos e é necessário escolher um posicionamento. Flávio concorda dando importância a esse direcionamento para uma fidelização do público.
Desafios da pandemia
Apesar de um início desesperador devido ao fechamento dos pontos de venda no começo da pandemia do coronavírus, Fernando e Flávio deram a volta por cima e encontraram o sucesso.
“Ligamos o modo de emergência e foi o começo da virada do negócio. Começamos a renegociar com fornecedores porque o faturamento caiu muito e começamos a focar em delivery e venda direta ao consumidor. Nas redes sociais, focamos mais em marketing de conteúdo do que no marketing mais tradicional.”
Com essa estratégia, Fernando entendeu que quem sustenta seu negócio é o consumidor final e focou nele. Devido ao crescimento do buzz e engajamento nas redes sociais, o faturamento acompanhou e, em julho de 2020, já estava maior do que o do ano anterior.
Por conta disso, foi necessário organizar processos internos e olhar para a questão do envase, feito apenas em garrafas, otimizando a produção. Apesar dessa melhora, a atuação da Raffe ainda é restrita a Natal por dificuldades logísticas no deslocamento de garrafas, pois ainda não envasam em lata.
Na Captain Brew, a história é parecida. Flávio conta que o delivery funciona muito bem para a empresa e o fez perceber que o consumo em casa favorece a degustação do seu cliente final, possibilitando uma aceitação maior a experimentações.
“Acho que mostrou uma nova faceta da cerveja artesanal.”
Também com envase apenas em garrafa, Flávio diz que atualmente, com a reabertura dos bares, o público está preferindo o chopp ao consumo em latas.