Toda viagem é a mesma história: sempre aquela novela pra escolher os restaurantes. Se as indicações são do hotel, podem ser armadilhas para turistas; se são recomendações de desconhecidos, por sua vez, podem acabar passando longe do nosso gosto pessoal. Mas se acalme, porque aqui você vai ler o guia definitivo para te ajudar a entender como escolher onde comer na sua próxima viagem. E não se decepcionar (tanto).

Antes de começar, já aviso que não sou do time das organizadas, que olham tudo antes da viagem e esse guia vai seguir o mesmo estilo. Nada de passar horas pesquisando em mil e um blogs e sites antes de viajar, pra já chegar na cidade com a lista inteira montada dos lugares que você vai visitar. Nada contra esse estilo de viagem, mas esses esquemas muito amarradinhos não funcionam pra mim. Prefiro deixar pra ver tudo na hora, o que pode gerar algumas decepções, mas também pode trazer alegrias inesperadas. Talvez até valha mudar o nome do post para “como escolher restaurantes em viagem sendo uma grande procrastinadora“.

Com isso em mente, vamos ao guia “Como escolher restaurantes em viagem?”!

 

Use as redes sociais a seu favor para escolher restaurantes

combinado pub keito – fácil escolher quando você tem a dica salva
O Pub Keito foi uma dica de sp que ficou salva na nossa pastinha por anos – acho que foi do @gaspaindica, mas não lembro – até eu finalmente conseguir conhecer!

Não adianta mentir, eu sei que, como eu, você também perde algumas horas da sua vida rolando o feed sem objetivo concreto. Então a dica aqui é, na verdade, bem simples: salve os posts sobre lugares que você achar legais. Não importa se você não tem viagem marcada para aquele lugar ainda e nem se sabe que não vai ter por um tempo. É melhor salvar logo hoje para não precisar ficar procurando quando a viagem finalmente sair do papel.

Mas também é importante organizar esses posts salvos de uma forma que faça sentido pra você. No meu instagram pessoal, separo em pastas por bairros quando são posts sobre o Rio; por cidades quando são no Brasil; e por país quando são dicas gringas. Assim, quando eu fecho uma viagem, sempre dou uma olhada pra ver se tenho alguma dica daquele local.

 

Siga perfis de locais

Mais uma dica simples: assim que definir a viagem, comece a acompanhar perfis que falem da gastronomia do local nas redes sociais que você mais usa. Sempre recomendo isso, porque, começando a seguir o perfil antes da viagem, você já conhece um pouco mais dos gostos e hábitos da pessoa que administra o perfil e pode selecionar para ver se eles se alinham aos seus ou às expectativas que você tem pra viagem. Isso também te permite criar um repertório prévio de dicas de forma mais orgânica, sem ter que perder tempo buscando cada uma delas. 

Pessoalmente, como uso muito o instagram, acabo criando tudo por lá, mas você também pode fazer algo do gênero salvando dicas no facebook, guardando sites em uma pasta de favoritos ou pelo tiktok! E, se estiver com viagem marcada pro Rio, fica a recomendação pra você seguir o @pracomernorio no instagram, tiktok ou twitter.

 

gyros em atenas, dica de um dos funcionários do hotel
Meu gyros favorito em Atenas, do Kalopsimeno, foi recomendação de um dos funcionários do hotel. Era barato e delicioso. Visitamos duas vezes.

Os locais podem te ajudar a escolher

Tudo bem, essa parece uma dica óbvia, mas não é tanto assim. Muita gente se preocupa tanto com a opinião de influencers e guias de viagem que esquece de perguntar a de quem realmente conhece: os moradores do local. Não tem recomendação melhor de restaurante ou barraquinha de comida de rua que a das pessoas que moram ali. Elas provavelmente não vão postar no google ou trip advisor, mas toda semana batem ponto no mesmo lugar pra comer a comida preferida com os amigos. Não tem dica mais valiosa que essa e ela me rendeu excelentes frutos na minha viagem para a Grécia.

Mesmo pedindo recomendação, frequentemente acabamos caindo em ciladas e visitando restaurantes que, embora bons, não têm a ver com a gente. Ou alguns que a gente simplesmente não gosta. É por isso que as próximas dicas são tão importantes.

 

Peça dicas de restaurantes aos amigos 

Ninguém pode te dar uma dica tão boa quanto alguém que já te conhece e, em alguma medida, sabe daquilo que você gosta e desgosta. Então, não hesite em pedir recomendações a amigos e familiares que já visitaram aquele lugar. Se as dicas dos locais são muito valiosas porque podem te apontar lugares fora do roteiro onde comer durante a viagem, as dos seus amigos são valiosas porque levam em conta o seu jeito, o seu gosto e, frequentemente, até alguns dos seus hábitos culturais. 

Você pode fazer isso de diversas formas, mas a que eu sempre faço é abrir uma caixinha de perguntas nos stories do instagram para que meus conhecidos possam me passar dicas. E, quando uma ou outra me chama mais a atenção, procuro a pessoa que me recomendou para mais informações. 

 

Não basta perguntar, tem que pesquisar!

cookoomela
Meu segundo gyros favorito em Atenas, Cookoomela, foi pesquisado por uma amiga que viajou comigo. Ela achou em um site que confiava e, no dia de ir, confirmei preço e horário de funcionamento no Maps.

Pode ser no instagram, google, trip advisor ou qualquer outro mecanismo, mas você deve sempre dar uma olhada no restaurante indicado antes de visitar. Isso serve para você poder ler outras avaliações e ver, pelas fotos, se aquele lugar combina com a vibe que você está buscando naquele momento específico. 

Se estiver olhando no instagram, não esqueça de ler os comentários – onde, em geral, as pessoas relatam experiências negativas para ter maior publicidade – e ver as fotos marcadas pelos clientes. Assim, você não corre o risco de se decepcionar após acreditar nas fotos profissionais com pratos montados. 

O Maps te ajuda a escolher restaurantes em viagem

Ignorando toda a polêmica do uso não consentido de dados, o Maps é uma das ferramentas mais úteis para te ajudar a encontrar um restaurante em lugares com muitas opções. Para usar da melhor forma, é só dar um zoom na área em que você está que ele te mostra os restaurantes mais bem avaliados do local, destacando as avaliações mais relevantes. 

Embora muitos restaurantes não estejam lá, essa é uma ótima saída para pesquisar opções próximas quando você já está com fome. Assim você não precisa ficar andando a esmo até encontrar um lugar que “pareça bom” ou percorrer longas distâncias até aquele restaurante que te foi recomendado. Pelo pracomer, inclusive, a gente frequentemente contribui com algumas avaliações curtinhas sobre os restaurantes que visitamos.

haru sushi - ebiten
Quem segue o @pracomernorio sabe que o Haru Sushi é meu japonês favorito no Rio. Conheci a casa há alguns anos, através do Duo Gourmet.

Apps de recomendação de restaurantes

Para além desses mais conhecidos, voltados para viagens no geral, existem sites e apps especificamente voltados para a gastronomia. É o caso do Restaurant Guru e do Guia Michelin que, recentemente, encerrou suas atividades no Brasil. Esses dois têm foco específico em restaurantes e lá você consegue encontrar reviews de várias casas, em vários lugares do mundo. Vale a pena consultar especialmente nos dias em que estiver buscando opções mais “gourmetizadas”!

Outros programas como o 2 por 1, em São Paulo, o Chef’s Club e o Duo Gourmet também são boas opções para conhecer restaurantes. Em geral, os restaurantes passam por uma curadoria antes de serem aceitos nos apps e, de quebra, você ainda economiza na conta. Eles demandam uma assinatura, mas, a depender dos seus planos, pode valer a pena assinar apenas por um mês ou pegar um plano anual, se for visitar diversas cidades em que eles atuam.

 

Nem sempre vai ser possível conciliar

Até aqui, você provavelmente já tem alguma ideia de como escolher restaurantes em viagem estando sozinho. Mas as coisas se complicam nas viagens em grupo. Viajar em grupos maiores pode ser muito bom, mas também pode ser fonte de muito estresse na hora de conciliar as vontades de todos. É importante lembrar que nem sempre isso vai ser possível. E tá tudo bem.

chicha by gaston acurio
Durante uma viagem ao Peru, estávamos em um grupo de 6, mas só três queriam explorar restaurantes chiques e a culinária local, então sempre nos separávamos. Como nesse dia, em que conhecemos o Chicha, em Cusco.

Sim, é super legal juntar a galera numa viagem e conhecer um restaurante diferente, mas é fundamental respeitar as vontades de cada pessoa para que ninguém se force a comer o que não quer apenas para manter o grupo junto. Lembre-se de que não é porque vocês estão viajando juntos, que devem fazer tudo juntos! Se você quer comer em um restaurante chique e o coleguinha em uma lanchonete, sigam cada um o seu caminho e se encontrem depois!

 

Não desista de escolher um restaurante top na viagem

É normal que, mesmo seguindo todas essas dicas, você se depare com uma fila inesperada ou se decepcione com um ou outro lugar selecionado. Aconteça o que acontecer, não desista. Não é porque um lugar foi ruim que o sistema não é bom, ele só tem suas imperfeições. Siga procurando novos lugares para conhecer, que vai valer a pena!

amorino gelato
Depois de um almoço terrível em Praga, eu só queria uma sobremesa afetiva pra sentir que a refeição valeu a pena. Encontrei o Amorino, que já conhecia e amava de outras viagens, na mesma rua do restaurante ruim e tomei esse sorvete delicioso.

Tente se lembrar dos lugares que você já visitou

Essa é talvez a dica mais difícil para quem, como eu, tem memória de peixe. Lembrar dos lugares que você já visitou e gostou é importante por te garantir ter uma opção “segura” se você voltar para aquele destino. Ou até, quando parte de uma rede, ter a mesma “segurança” em outros lugares que visitar. Pode parecer bobagem para os mais aventureiros, mas tem dia que a gente só quer ficar em paz e comer em um lugar onde sabe que não vai se decepcionar. E tá tudo bem.

 

Escolher restaurantes – especialmente quando viajando em grupos grandes – não é uma ciência muito complicada, mas demanda um pouquinho de paciência e pesquisa. E eu espero que esse mini-guia te ajude a fazer essa escolha de forma mais assertiva! Além disso, as mesmas dicas podem te ajudar a escolher outros roles turísticos nas viagens.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Confira os últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se na Hop-Pills

* indicates required