Fala pessoal, tudo bem?! Hoje estou voltando aqui para falar um pouquinho mais sobre a vida urbana, e obviamente, da cena cervejeira da Suécia.
A população da Suécia é de aproximadamente 10,5 milhões de pessoas, dos quais cerca de 20% já são imigrantes, o que tem se tornado cada vez mais um país multicultural. Dentre estes 20%, uma boa parte tem origem no Oriente Médio (cerca de 6%), e temos cerca de 45 mil brasileiros residentes na Suécia. Por ser um país extenso e com inverno longo e severo, a população se concentra no Sul, embora existam muitos pontos importantes ao norte.
Cerca de 80% da população se concentra no um terço sul do país, consequentemente as 3 principais cidades suecas também, assim como a cena cervejeira se encontra nessa região.
As principais cidades da cena cervejeira da Suécia
Estocolmo
Estocolmo é a capital, maior e principal Cidade da Suécia. Situada no leste, a Cidade é composta por milhares de ilhas, e portanto é apelidada de “Veneza do Norte”. A cidade é o principal destino turístico e econômico da Suécia, e além de ser uma das cidades mais bonitas do mundo. É a sede do governo e do reino da Suécia e tem como principais atrações a “Gamla Staden”, (Cidade antiga), onde podemos nos perder andando sem rumo em meio às lojinhas, igrejas, cafés e palácios; um pouco mais afastado existe a região dos museus, com uma infinidade de museus, entre eles o museu de história nórdica, com destaque para a cultura Viking e o museu do barco Vasa, que é um navio de Guerra criado pelo rei Gustav Vasa, o qual dizia que era um navio impossível de afundar, mas que afundou em sua primeira viagem, a cerca de 200m do local de saída. Para quem gosta de música, é possível visitar o museu ABBA. Há também um parque de diversões muito famoso (Gröna Lund) e suas infinitas feiras de Natal no escuro e frio dezembro. Vale lembrar que por aqui, próximo do Natal, o Sol quase nem dá as caras, nascendo por volta das 09 e se pondo por volta das 15 (há lugares mais ao norte em que ele nem sequer dá as caras por alguns dias), mas em compensação, o mês de junho é extremamente claro, com luz por cerca de 20h diárias, sendo que em lugares mais ao norte é também possível conhecer o Sol da meia-noite.
Como não poderia deixar de ser, a cena cervejeira em Estocolmo é a maior e principal no país e é sempre divertido percorrer as ruas antigas atrás de pubs ou de uma cervejaria. Importante mencionar que o pub na Suécia, assim como boa parte da Europa é bem diferente dos bares no Brasil. Geralmente você pede, paga e consome, ao menos que esteja em algum pub/restaurante em que terá comida para acompanhar. As comidas dos pubs geralmente não diferem muito variando entre hambúrgueres, lanches vegetarianos, “köttbullar” (principal prato sueco de almôndegas geralmente com purê e uma geleia de uma baga que se parece com groselha, chamada por aqui de “lingom”), algum peixe é geralmente uma pasta.
Existem infinitos pubs em Estocolmo e com Certeza se estiver pela Cidade, com certeza irão encontrar algum interessante, mas é legal destacar o pub da Cervejaria Omnipollos, que com seus rótulos diferentes, e com o serviço no qual as cervejas parecem um “milk shake” é uma das principais cervejarias “cult” e uma das principais e mais internacionais craft beers suecas; destaque também para o pub da Cervejaria Nya Carnegie, que embora não tão internacionalmente conhecida, tem uma variedade bacana de cervejas; outro destaque para o “Man in the moon”, outro bar “cult” e listado como um dos principais pubs do mundo pelo Ratebeer.
A cidade é sede (geralmente no final do verão) do Stockholm Beer Fest, um festival que tem como premissa não se concentrar em um único local, e faz com que as pessoas andem pela Cidade procurando os mais de 50 stands de diversas cervejarias.
Gotemburgo
Gotemburgo é a segunda maior e segunda principal Cidade da Suécia, com cerca de 600 mil habitantes, situada na costa oeste, mais ou menos oposta à Estocolmo, a cidade é de suma importância, principalmente por possuir o maior porto da escandinávia e por ser sede de uma das principais montadoras, a Volvo. Como principais pontos turísticos, a costa oeste é muito bem visitada no verão, pelas suas diversas ilhas (não tanto quanto em Estocolmo) e pela proximidade de Oslo, acaba sendo um polo muito visitado pelos noruegueses também. A costa entre Gotemburgo e Oslo é muito pitoresca e vale a pena a visita. A Cidade possui alguns museus, com destaque para o Universeum, museu de ciências de 5 andares com direito a uma “Floresta tropical” em seu interior. Também é muito visitada por possuir o maior parque de diversões da Suécia, o Liseberg.
Em Gotemburgo, como toda cidade grande, a presença de bares também é muito grande, e não será difícil encontrar pubs bacanas, tanto andando pelo centro antigo, ou em locais mais afastados do centro. Em sua maioria, os pubs terão um mix de cervejas internacionais e cervejas suecas. Interessante comentar que a cerveja internacional mais encontrada e vendida nos pubs é a Staropramen, uma Bohemian Pilsner de origem Tcheca, e dentre as suecas, as IPAs da Nya Carnegie são facilmente encontradas. Em Gotemburgo destaque para alguns pubs como “Två Feta Grisar” (tradução literal para 2 porcos gordos), Majornas Bryggeri, um brewpub local excelente, e o pub da Brewdog, onde sempre encontrará uma cerveja que lhe agrade.
Malmö
Malmo é a 3a maior Cidade da Suécia, com cerca de 300 mil habitantes, e localizada no extremo sul da Suécia, é o principal ponto de contato com a Dinamarca. Malmo e Copenhague estão separadas pelo estreito de Oresund e conectadas com uma rodovia e ferrovia com direito a ponte e um túnel por debaixo do mar. O trajeto dura cerca de 20 minutos e cruza cerca de 20000 carros todos os dias. Os principais pontos de Malmö, além do centrinho comercial é a região chamada de Västra Hämnen onde fica localizado no ”Turning Torso”, maior prédio de toda a escandinávia, que tem este nome por exatamente parecer que está “torcido”. Malmö é a cidade do principal time de futebol da Suécia, o Malmö FF, que vira e mexe disputa a Champions League e já recebeu jogos do Real Madri, Chelsea e PSG, além de ser a cidade natal e o primeiro time do Zlatan Ibrahimovic, que ouso dizer, é longe de ser unanimidade por aqui.
A cena cervejeira de Malmö acaba tendo muita influência da Dinamarca e é sempre fácil encontrar cervejas da Mikkeller ou da “To Øl”. O centro de Malmö é menor do que Estocolmo ou Gotemburgo, e portanto alguns dos melhores pubs podem estar fora do centro. Dentre os principais, um da Mikkeller, que fica aberto somente no verão (geralmente de maio a setembro) no meio de um dos maiores parques da Cidade, o “Folkets Park” (parque do povo). O Malmö Brewing & Tap room, com degustação guiada (em inglês ou sueco) também é uma boa opção, além de ser vizinho de um museu de chocolate, e o Beer Ditch, que é mais um restaurante do que um pub, mas com diversas opções de cerveja e harmonizações guiadas. Em Malmö, todo ano tem uma grande Oktoberfest, e um festival de cerveja e whisky como dois dos principais eventos relacionados à cerveja de toda a Suécia.
Lund, um brinde a vocês!
Embora não seja um destino conhecido, Lund, a cidade onde eu moro, fica localizada a cerca de 20 minutos de Malmö, e é uma cidade mista de empresas e universitários. É sede de Universidade de Lund, 2a maior universidade da Suécia, o que traz cerca de 30 mil alunos por ano na cidade, o principal hospital da região, além de ser sede de empresas multinacionais como Tetra Pak, Alfa Laval e um polo científico importante com 2 aceleradores de partículas, o Max IV e o ESS (acelerador de partículas da UE). A cidade tem cerca de 80 mil habitantes, um centro histórico preservado e uma igreja gótica com mais de mil anos. É também considerada como uma das cidades nórdicas mais antigas ainda existentes.
Existe uma Cervejaria artesanal que leva o nome da Cidade “Lund bryggeri” que consta em seu portfólio diversos estilos, e eles sempre produzem anualmente algum estilo usando somente ingredientes produzidos nos arredores. Existe um pub próprio que se chama Ölkällaren (tradução literal para porão da cerveja e que vale a visita. No centro histórico, existem alguns pubs bem tradicionais, como o John Bull ou o John Scott, mas a dica pra quem gosta de comida alemã vai para o “Rauhrackel”, um restaurante de comida alemã e austríaca, que fica abaixo do nível da rua ,ambiente super aconchegante com cervejas bávaras e muita comida como joelho de porco ou o clássico Schnitzel.
E aí?! Bora fazer uma visita?!
Leia também: Saco do Mamanguá: paraíso tropical