No episódio 09 do nosso podcast sobre cervejas artesanais, Surra de Lúpulo, Jimmy Ogro, do “Ogrostronomia”, conta tudo sobre gastronomia, porcos e cervejas.

Jimmy McMannis na certidão de nascimento, Jimmy Ogro nasceu no Texas e é neto de irlandeses e filho de uma brasileira, chegando no Brasil em 2008. Na adolescência, chegou a seguir o caminho do basquete, mas se formou em Design pela UFRJ. Em 2010, junto com alguns amigos, criou o canal no YouTube “Ogrostronomia”.

História de Bar

Frequentador assíduo do bar “Na Varanda do Saloon”, em Botafogo, Jimmy conta que gostava de beber e conversar: “Eram ideias e ideias, e uma delas foi o “Ogrostronomia”, ainda sem nome na época”.

“Se a gente conseguisse provar que até o ogro cozinha, estaria provado que qualquer um consegue”.

O intuito era instigar as pessoas com suas experiências em viagens enquanto ensinava a cozinhar. Atualmente, Jimmy mantém lives no Youtube e Instagram e o podcast “Papo de Ogro”.

“Esse crescimento horizontal que você ganha com o ‘fazer’ é importante porque você começa a alimentar um banco sensorial de memórias”.

Cervejeiro Viajante

Nosso convidado falou sobre sua experiência conhecendo o Brasil e como isso alterou seu jeito de beber cerveja. Para ele, o fato de experimentar comidas locais, conhecendo o território e expandindo as próprias referências, amplia as capacidades sensoriais, principalmente em regiões como o Norte e Nordeste, onde há uma cultura bastante diferente do que estamos acostumados no Sul e Sudeste.

Mohave e Capa Preta

Conversamos sobre o rótulo que Jimmy fez em parceria com a cervejaria “Mohave”. Ele conta que participou de todas as etapas do processo de criação, desde a primeira brassagem e construção de sabores até a paleta de cores que ilustraria a marca.

“A cerveja traz uma abertura infinita de possibilidades. Ela te propõe interferir individualmente em todos os processos de maneiras absurdas”.

Sobre o cardápio que Jimmy elaborou para a cervejaria “Capa Preta”, nosso convidado conta que o segredo é desenhar um perfil harmônico com o banco de memórias sensoriais que nós temos: “Não dá pra pegar todos os ingredientes e testar”.

Projetos Futuros

Sobre os planos para o futuro, Jimmy conta que está utilizando o período da pandemia para estudar. Montou um estúdio em casa e está desenvolvendo um curso de hambúrguer que deve começar na segunda semana de julho. No dia 15 do mesmo mês, Jimmy inicia mais um de seus projetos: o “Porcozinha”, em inglês “Porkitchen”: um projeto só com carnes suínas feito em português e inglês. Jimmy conta que o projeto fala de receitas, sustentabilidade e criação de suínos.

“Comecei a cozinhar com minha mãe. São 42 anos de cozinha, 15 como profissional. As melhores memórias com ela são na cozinha. É o coração da casa, da família também”.

“A gente nasceu pra ser feliz, nasceu do amor. Independente do que você acredita, foi o amor que te colocou aqui. E não dá pra ter amor sem felicidade. Temos que buscar o caminho da felicidade. É uma escolha que você faz: eu vou ser feliz, a vida querendo ou não!”

Hora do brinde!

Para acompanhar nosso papo, Leandro bebeu uma Baltic Porto da “Cerveja Avós”, Lud optou por War Pigs da “Spartacus”, e Jimmy começou com uma Weizen da cervejaria “Scarpas”, e depois passou para uma 7 vidas da “W*Kattz”.

Relembre nosso papo com o pessoal da “Cerveja da Avós”

Surra de Lúpulo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Confira os últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *