Por Vitor Hugo Meirelles
No final de semana de 13 e 14 de Setembro de 2025 se deu em Munique, na Alemanha, o 8º Campeonato Mundial de Beer Sommeliers. Participaram da edição 93 Beer Sommeliers de 17 países diferentes!
No sábado (13/09), ocorreram, nas instalações da Doemens em Gräfelfing, os exames preliminares.
Exames preliminares
Os exames são compostos de:
1. Teste de Reconhecimento de Estilos
Cada participante recebe 10 amostras de cerveja e uma folha com 30 possibilidades de estilos.
Este ano o gabarito foi: (1) International Lager; (2) Pale Ale; (3) Vienna Lager; (4) Non-alcoholic Helles; (5) Imperial Stout; (6) Weizenbock; (7) Witbier; (8) Dry Stout; (9) Grape Ale; (10)Gose
2. Teste de Reconhecimento de Off-Flavors
Assim como no teste de estilos, recebemos 10 amostras de cerveja “batizada” com 10 off-flavors (ou, somente flavors) diferentes.
E o gabarito foi: (1) DSM; (2) Eugenol; (3) Malty; (4) Banana; (5) Lightstruck; (6) Metálico; (7) Plums; (8) Baunilha; (9) Cravo; (10) Mel.
3. Teste Teórico de Múltipla Escola
Foram 15 questões de múltipla escolha sobre produção, mercado, estilos, história, etc. Mas a pontuação desta prova só é utilizada em caso de empate.
Assim, os 6 melhores Beer Sommeliers no ranking geral, mais os que obtiveram melhor pontuação de língua inglesa, italiana, portuguesa e alemã vão para as semifinais.
O brasileiro Rodrigo Sawamura foi um dos semifinalistas!
Semifinais
Para as semifinais, que aconteceram nas instalações do Messe München, mesmo centro de eventos da Drinktec, ocorreu uma “batalha de sommeliers”, em que cada participante recebeu uma cerveja às cegas e teve que realizar uma descrição sensorial da mesma. Depois, o público presente votou no participante que, no entendimento de cada um, descreveu melhor a cerveja.
Assim, as cervejas da semifinal foram:
- Duvel Tripel Hop Citra
- Rodenbach Grand Cru
- Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen
- Paulaner Salvator
- Schneider Hopfenweisse
Os vencedores de cada batalha, então, foram diretamente para a final. Além disso, o perdedor com melhor votação percentual foi para a final também, totalizando, assim, 6 finalistas. E, pela 3ª vez, Rodrigo Sawamura avançou para as finais do Campeonato Mundial!
A Final
Na Final, cada participante sorteia uma bolinha com um número, a fim de que o número indique a ordem de apresentação de cada finalista. Então, os participantes precisam falar da história da cerveja e da cervejaria, realizar descrição sensorial, sugerir harmonizações, tudo isso com muito carisma e performance (isso vale muito, aliás!). E, em contraste com a edição anterior, não houve limite de tempo para a prova.
As cervejas da final foram:
- Orval
- Zundert 4 Refterbier
- Westmalle Dubbel
- Rochefort 6
- La Trappe Tripel
- Chimay Grand Reserve
O júri da Final foi formado pelos campeões anteriores do Campeonato Mundial de Beer Sommelier. Eles votaram, e então o pódio ficou assim:
1º: Léon Rodenburg, Países Baixos
2º: Dennis Kort, Países Baixos
3º: Oliver Klamminger, Áustria
Como sempre, o Campeonato Mundial de Beer Sommelier é, antes de tudo, uma grande celebração da cultura cervejeira! Ver pessoas de várias partes do mundo demonstrando seu amor por esse líquido tão amado é sensacional!
A próxima edição ocorrerá em 2027 na Áustria. Espero estar lá de novo! Cheers!