a tábua da liga, com os sucessos de cada um dos bares que a compõem: pastéis do cachambeer, bolinhos de arroz do momo, croquete de joelho de porco e stracotto do botero e o porquinho de quimono do bar da frente. alguns dos petiscos mais renomados do Rio!
A tábua da Liga dos Botecos, com os sucessos de cada um dos bares da casa e o acompanhamento perfeito pra uma cerveja!

Eis que entramos no quarto mês da coluna. Mas a verdade é que eu não sei como trouxe vocês até aqui , já que entendo muito pouco de cerveja artesanal. Decidi, então, buscar um lugar comum: como muitos outros jovens, não sou das artesanais, mas gosto de beber, mais ainda se for junto com os amigos. E nada acompanha melhor uma cerveja do que bons petiscos, coisa que os bares do Rio de Janeiro sempre souberam oferecer com muita qualidade.

Então que ideia melhor para a coluna de comes e bebes do que indicar alguns dos meus lugares favoritos para fazer os dois aqui no Rio de Janeiro? Deixo pra vocês, então, minha lista de 5 bares para amassar petiscos maravilhosos no Rio de Janeiro!

A lista é curta, pra ser lida rápido e já escolher os lugares que vai conhecer na próxima visita à Cidade Maravilhosa, mas novas edições ainda podem vir por aí, já que esta que vos escreve adora uma cerveja e um petisco! Por isso, quaisquer outras dicas são muito bem vindas nos comentários!

em primeiro plano, a foto mostra uma garrafa da cerveja red ale dos imortais, com o rótulo em branco e vermelho.
Pela falta de uma foto melhor, uma lembrança pandêmica da irish red ale da casa

Os imortais: cerveja artesanal e petiscos diferenciados

Começando com um queridinho do momento da juventude do Rio, Os Imortais fica ali bem pertinho da estação de metrô da Cardeal Arcoverde e a poucos minutos da praia. Tem uma seleção de cervejas artesanais e petiscos deliciosos pra acompanhar. Dependendo do dia, você ainda pode ganhar um shot de batida como brinde de boas vindas. 

Em dia de jogo, eles têm sempre uma tv disponível e, para eventos privados, têm um anexo que pode ser fechado para um número determinado de pessoas. 

Petisco imperdível: a polenta!

Endereço: Rua Ronald de Carvalho, 147 – Copacabana

Bar da Gema: uma das jóias da Tijuca

A verdade é que qualquer texto indicando comida de boteco no Rio de Janeiro pre-ci-sa incluir uma “baratona” pela Tijuca. Na impossibilidade de indicar todos os bares tijucanos com petiscos incríveis, pela falta de espaço, fica aqui selecionado o Bar da Gema como representante das redondezas. 

Com cerveja gelada, petiscos feitos com muito capricho e um ambiente que tem a cara da “botecagem” carioca, o Bar da Gema é uma visita imperdível pros etílicos de plantão que estão de passagem pelo Rio de Janeiro.

Petisco imperdível: a polenta com rabada (sim, mais uma polenta)

Endereço: Rua Barão de Mesquita, 615 – Tijuca

 

em primeiro plano, o imperdível sanduíche de rosbife da Fabro, mostarda, meia cura, rúcula e bastante rosbife.
O imperdível sanduba de rosbife!

Fabro: brunch, vinho, cerveja e mais

Uma mistura de mercearia, padaria e bar de vinhos, de drinks e de cervejas, a Fabro pode não parecer tão atrativa para quem é fã de uma maior especialização no ramo gastronômico, mas eu juro que eles fazem funcionar. São sanduíches imperdíveis, uma adega infindável, cerveja sempre gelada e drinks impecáveis, tudo em um só lugar. E você ainda pode sair  de lá com um pão fresquinho pra levar pra casa. 

Localizada no Shopping Open Mall, na Barra, a casa mantém a maior parte das mesas no ambiente externo, que é uma delícia e super seguro, todo adaptado pra aproveitar seus petiscos com o que o Rio de Janeiro tem de melhor: os ambientes ao ar livre!

Petisco imperdível: o sanduíche de rosbife!

Endereço: Avenida das Américas, 7907 – Barra da Tijuca

 

Liga dos Botecos: petiscos de bares tradicionais do Rio de Janeiro

A verdade é que eu não faço a menor ideia de como é a situação da cerveja artesanal na Liga dos Botecos, mas a casa reúne os petiscos mais famosos de alguns dos mais tradicionais bares do Rio de Janeiro (Bar do Momo, Cachambeer, Botero e Bar da Frente) e vale a visita, mesmo que seja só pra comer. 

O boteco fica em uma casinha super charmosa em Botafogo e já ouvi dizer que é um bom lugar pra assistir jogo com a galera ou para fazer um evento especial.

Petisco imperdível: tábua da liga, com os maiores sucessos de cada um dos bares!

Endereço: Rua Álvaro Ramos, 170 – Botafogo

 

em primeiro plano, o sanduíche de polvo com barbecue, cortado ao meio. ao fundo, sobre uma toalha de mesa branca, um prato azul e branco. um dos meus petiscos favoritos no quartinho!
um close no interior do sanduba de polvo com barbecue, longe da péssima iluminação do bar

Dica bônus: Quartinho: o dono do hype

Pra você que chegou até aqui, fica então uma dica bônus, porque eu sempre fui péssima em respeitar limites, mesmo aqueles estabelecidos por mim mesma. Eu sei que hoje em dia todo mundo só quer saber do Chanchada, irmão mais novo do Quartinho, mas é esse último que tem mais do meu afeto. Com aquela carinha de bar hipster cultzinho de São Paulo, a casa surpreende entregando drinks criativos e comidinhas maravilhosas para acompanhar. 

O lugar é pequeno e tá sempre cheio, então tem que chegar cedo pra não pegar fila, mas vale a pena. Fica em Botafogo.

Petisco imperdível: o sanduíche de polvo!

Endereço: Rua Arnaldo Quintela, 124 – Botafogo

 

 

E aí? Curtiu as dicas? Então aproveita a próxima ida ao Rio de Janeiro para conhecer cada um dos petiscos aqui listados! E, se quiser saber mais, tem resenha detalhada de todos os bares lá no @pracomernorio!

 

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Confira os últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se na Hop-Pills

* indicates required